*Os consumidores de Cachoeiro de Itapemirim que estão inadimplentes em relação à tarifa de água e esgoto não terão a distribuição cortada pelos próximos 60 dias. A decisão foi tomada pela prefeitura e pela concessionária responsável pelo serviço no município, tendo em vista a situação de emergência na saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Prefeitura de Cachoeiro tem tomado diversas medidas para evitar aglomerações e conter uma possível propagação do vírus no município. Isso inclui decretação de Estado de Emergência em Saúde Pública, cancelamento e adiamento de eventos oficiais, suspensão de aulas nas escolas, fechamento de centros culturais, suspensão das atividades dos núcleos de atividade física e redução do expediente em repartições públicas.
Tendo isso em vista, a suspensão do corte de água dos consumidores inadimplentes serve como um auxílio, haja vista os reflexos socioeconômicos da pandemia.
Vale destacar, também, que 1.027 famílias cachoeirenses são beneficiadas pelo programa Tarifa Social, que proporciona desconto de até 100% na conta de água e esgoto (até o consumo de 10 metros cúbicos) para famílias de baixa renda, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Entidades filantrópicas, reconhecidas como de Utilidade Pública, também têm direito ao benefício.
“Estamos fazendo o máximo para minimizar os problemas para a população decorrentes dessa situação delicada. Pedimos à população que colabore, respeitando as indicações de quarentena, e que deem prioridade de acesso aos serviços por meio dos canais na internet – inclusive, os da concessionária dos serviços de água e esgoto”, destaca o prefeito Victor Coelho.
*O período em que não haverá cortes de água é de 60 dias, e não 30, conforme escrito anteriormente.