O Corpo de Bombeiros Militar realiza, até sexta-feira (7), uma ação especial de cadastro de pessoas afetadas pela enchente em Cachoeiro de Itapemirim. A atividade, que tem apoio da Prefeitura de Cachoeiro, é direcionada a moradores e empreendedores, que poderão obter o Formulário de Identificação de Afetados, documento importante para acesso a benefícios a nível municipal, estadual e federal.
O atendimento a Pessoa Física (PF) é realizado na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), no bairro Ferroviários, das 9h às 18h. São exigidos documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovante da Defesa Civil ou Assistência Social de que houve perdas na residência.
Para Pessoa Jurídica (PJ), o atendimento acontece na Sala do Empreendedor, localizada no 2º piso do Shopping Cachoeiro, também das 9h às 18h. É preciso apresentar comprovante de CNPJ ativo, contrato de aluguel do empreendimento (ou contrato social, ou cartão de IPTU) e comprovante da Defesa Civil ou Assistência Social de que houve perdas no estabelecimento.
Caso tenha havido perda de algum dos documentos exigidos na enchente, é preciso apresentar o boletim de ocorrência sobre as perdas. A medida vale tanto para Pessoa Física, quanto para Pessoa Jurídica.
Auxílio da prefeitura
Além do Formulário de Identificação do Corpo de Bombeiros, a Sala do Empreendedor está prestando atendimento aos comerciantes e empresários afetados pela enchente. O atendimento inclui orientações sobre crédito e tratamento tributário diferenciado, agendamento de atendimento jurídico e cadastro para consultorias gratuitas do Sebrae.
Na semana passada, a Prefeitura de Cachoeiro também protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei para garantir, a donos ou ocupantes de imóveis atingidos pela enchente, condições diferenciadas para pagamento do IPTU deste ano. Outro projeto protocolado propõe redução no valor da conta de água dos afetados.
“Trabalhamos em várias frentes para que os cidadãos cachoeirenses consigam acessar benefícios importantes para a retomada de seus afazeres, e ficamos muito contentes que instituições importantes, como o Corpo de Bombeiros, estejam somando esforços”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Defesa Civil já realizou 864 vistorias
A Defesa Civil de Cachoeiro realizou, até a manhã desta quarta-feira (5), 864 vistorias em imóveis residenciais e comerciais atingidos pela enchente, na sede e no interior do município, havendo 105 interdições. As visitas contemplaram, pelo menos, 11 bairros e sete distritos e localidades.
Para solicitação de vistoria, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.
Cadastro de vítimas da enchente do Corpo de Bombeiros:
Pessoa Física
Local: escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha) – Rua Carlos Fornazier, 1, Ferroviários
Horário: 9h às 18h
Documentos necessários:
– Documento de identificação com foto;
– Comprovante de residência;
– Comprovante da Defesa Civil ou Assistência Social do município de que houve perdas na residência.
Pessoa Jurídica
Local: Sala do Empreendedor (2º piso do Shopping Cachoeiro) – Rua 25 de Março, 33-37, Centro
Horário: 9h às 18h
Documentos necessários:
– Documento que comprove que o empreendimento encontrava-se ativo (CNPJ ativo);
– Contrato de aluguel do empreendimento (ou contrato social, ou cartão de IPTU)
– Comprovante da Defesa Civil ou Assistência Social do município de que houve perdas no estabelecimento comercial.
Obs. 1: Deverá existir compatibilidade de endereço nos documentos acima exigidos.
Obs. 2: Caso a PF ou PJ tiver perda de uma das documentações obrigatórias, será exigido boletim de ocorrência que conste tal perda.