Seguindo as medidas preventivas relacionadas ao novo coronavírus, a Junta de Serviço Militar de Cachoeiro de Itapemirim recomenda aos jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2020, que optem por fazer o alistamento militar obrigatório pela internet, em vez da forma presencial, no setor.
Para isso, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário com informações pessoais, incluindo o número do CPF.
Caso o jovem não tenha acesso à internet ou não possua CPF, é necessário ir à Junta Militar, que funciona no ginásio do bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira. O atendimento no setor foi reduzido para o período das 7h às 13h, também como medida de precaução.
No local, é preciso apresentar certidão de nascimento, prova de naturalização ou certidão do termo de opção, se for brasileiro naturalizado (prova equivalente), carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.
O alistamento precisa ser feito até o dia 30 de junho. A Junta Militar destaca que a perda do prazo sujeita o jovem a multa e restrições legais, como, por exemplo, ficar impedido de assumir cargos públicos ou renovar e tirar passaporte.