Em João Pessoa

Controladoria de Cachoeiro destaca boas práticas do município em evento na Paraíba

Evento em João Pessoa destaca Cachoeiro de Itapemirim como referência em transparência e combate à corrupção
Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado nacionalmente nos temas transparência e combate à corrupção, e essa reputação foi reforçada durante a VI Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção, realizada em João Pessoa, no estado da Paraíba, nos dias 16 e 17 de maio. O evento, que teve como tema “Liderança Feminina na Promoção da Transparência Pública e Combate à Corrupção”, reuniu figuras femininas influentes no setor público para discutir e compartilhar práticas inovadoras.

A participação da Controladoria Geral de Cachoeiro de Itapemirim, representada pela Coordenadora Executiva de Controle e Transparência, Kédyma Marques de Souza, foi um dos pontos de destaque do evento. A Coordenadora Executiva foi convidada para apresentar as práticas de sucesso do município por meio da palestra “Liderança Feminina e Participação Cidadã: Engajando a Sociedade na Fiscalização do Poder Público”.

Durante sua exposição, também destacou a evolução da Ouvidoria Geral da Prefeitura, que passou de aproximadamente 5.000 manifestações anuais em 2016 para 24.000 no último ano, demonstrando um aumento significativo no engajamento da população.

“A utilização de pesquisas de satisfação dos cidadãos e dos servidores tem sido muito importantes para guiar nossas decisões e ações de maneira mais eficiente e transparente. Esses dados nos permitem direcionar esforços para áreas que realmente necessitam de melhorias, promovendo uma gestão mais participativa e efetiva”, afirmou Kédyma Marques de Souza.

A palestra também abordou a importância da valorização e capacitação dos servidores públicos, além de preparar os cidadãos para um papel ativo na fiscalização e participação cidadã. A experiência de Cachoeiro de Itapemirim em promover um ambiente de transparência e integridade serviu como inspiração para outros municípios presentes no evento.

A Controladora Geral do Município Mylena Gomes Lopes destacou a importância da conexão entre a Controladoria e as secretarias do município para fortalecimento da transparência e da participação cidadã. “Essa integração facilita o fluxo de informações e a implementação de políticas que incentivam a participação ativa dos cidadãos na fiscalização e na melhoria dos serviços públicos, fortalecendo a confiança na administração municipal. O diálogo interno é parte fundamental para garantirmos uma gestão pública eficiente e transparente”, afirmou.

O Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, também comentou a importância da liderança feminina no combate à corrupção e na promoção da transparência. “As mulheres têm desempenhado um papel vital no nosso governo, contribuindo para a implementação de políticas públicas eficientes e justas. Esse convite da participação de Cachoeiro neste evento intermunicipal, não apenas destacou a liderança feminina, mas também reafirmou o compromisso da nossa administração com a transparência e o combate à corrupção, demonstrando que uma gestão pública eficiente e participativa é possível e deve ser perseguida por todos os entes públicos”, destacou o Prefeito.

Posição em rankings

Nos levantamentos relacionados à transparência e governança pública, em 2023, Cachoeiro conquistou o 1ª lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública e obteve também o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, em iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação.