Tomaram posse, na manhã desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Cachoeiro, os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cachoeiro que atuarão no biênio 2022-2023.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do vice-prefeito Ruy Guedes e de outras autoridades, além de representantes de entidades civis.
Composto por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, o conselho tem como atribuições: a promoção da cidadania feminina, da equidade social das relações de gênero e o fortalecimento da população feminina por meio da capacitação; promoção da integração e articulação de programas de governo em diversas áreas da administração pública direta e indireta; monitoramento e proposição de políticas públicas comprometidas com a superação do preconceito e da desigualdade de gênero; o acompanhamento e fiscalização das leis, no que concerne aos direitos assegurados ao público, dentre outras.
“O Conselho dos Direitos da Mulher é um colegiado de extrema importância na construção de políticas públicas que garantam à mulher mais dignidade e espaço. A sociedade civil organizada desempenha um papel salutar ao trazer para a gestão os caminhos para cuidar melhor das mulheres da nossa cidade. Fomentar e incentivar os trabalhos desenvolvidos pelo conselho é uma determinação da administração municipal, para entrega de serviços efetivos com mais visibilidade, dignidade e acolhimento às mulheres cachoeirenses”, enfatiza Fayda Belo, representante titular da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), pasta em que responde pela coordenadoria executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres.
“Estou muito feliz porque vejo a participação muito grande das mulheres. Foi uma reunião bastante produtiva, pois estavam presentes autoridades e percebemos o interesse da sociedade em geral”, disse Marilene de Batista Depes, representante da União Cachoeirense de Mulheres (UCM) e atual presidente do conselho.
“O Conselho da Mulher é um parceiro fundamental da gestão municipal no desenvolvimento de ações que contribuam para tornarmos nossa cidade mais justa, igualitária e livre de violência e discriminação contra as mulheres”, afirmou o prefeito Victor Coelho.
A posse do conselho faz parte da programação do Mês da Mulher em Cachoeiro, que segue até o fim de março com diversas atividades voltadas ao público feminino. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br.
Confira a lista dos conselheiros empossados:
REPRESENTANTES DO GOVERNO:
I – SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEMGOV
TITULAR: Fayda Belo da Costa Gomes
SUPLENTE: Michele Alves de Oliveira
II – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEME
TITULAR: Roselane de Araujo Lima Barreira
SUPLENTE: Marcela Pereira Tabeline
III – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SEMUS
TITULAR: Angélica Barros da Silva
SUPLENTE: Valéria Cristina Gomes
IV – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO – SEMCULT
TITULAR: Celi Serafim Argeu
SUPLENTE: Maria Isabel Bremide Soares
V – SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA – SEMSEG
TITULAR: Denise Marçal Koper
SUPLENTE: Rosa Marlene dos Santos Viana
VI – SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SEMDEC TITULAR: Suzana Faria de Jesus
SUPLENTE: Géssica Almeida da Silva
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
I – UNIÃO CACHOEIRENSE DE MULHERES – UCM
TITULAR: Marilene De Batista Depes
SUPLENTE: Regina Monteiro
II – COLETIVO DE VOZES FEMINISTAS
TITULAR: Lucinea Vicente Caetano Coelho
SUPLENTE: Vanessa Vilarinho Moraes
III – UNIÃO FEMININA MISSIONÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BATISTA DO ESTADO ESPÍRITO SANTO
TITULAR: Noemi Nantes Borges
SUPLENTE: Ana Zilda Bernardes
IV – PASTORAL FAMILIAR – DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
TITULAR: Márcia Debona Tabelini
SUPLENTE: Ernesta de Fátima Silva Calegari
V – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB – SUBSECÇÃO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
TITULAR: Franciele Freitas de Assis
SUPLENTE: Cíntia Silva Coutinho Ferreira
VI – CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS – CDDH
TITULAR: Elizangela de Miranda Altoé
SUPLENTE: Giovanna Carrozino Werneck