A programação da 8ª Bienal Rubem Braga, realizada pela Prefeitura de Cachoeiro, entre os dias 23 e 29 de maio, segue nesta, quarta-feira (25), com atividades on-line e presenciais.
Nas mesas de debate literário, que serão exibidas, ao vivo, pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult Cachoeiro), duas grandes autoras irão compartilhar suas experiências com o público. Durante as transmissões, o público poderá interagir, enviando comentários e perguntas por meio do Whatsapp da Bienal: (28) 99974 5231.
Às 9h e 14h, a escritora e roteirista Carolina Munhóz participará da mesa com o tema “Literatura fantástica x sobrevivência em um mundo real de violência ao próximo”, em que irá relatar suas experiências profissionais e pessoais como escritora, além de abordar sobre como a literatura pode servir de refúgio em momentos difíceis.
À noite, a partir das 19h, será a vez de Micheliny Verunschk participar da Bienal, durante a mesa “O meio ambiente como fonte inspiradora nos gêneros literários”, em que irá discorrer sobre o processo de escrita de romances e poemas.
Na Casa dos Braga, às 9h e 13h, acontecerá a esquete teatral “Konexão Rubem Braga” e o City Tour Afetivo Estudantil, voltado para grupos e estudantes, que percorrerá pontos da cidade que foram importantes na vida do cronista cachoeirense.
A programação continua, também, em outros centros culturais do município, das 8h às 18h, com exposições na Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, Casa dos Braga e Museu Ferroviário (que também recebe uma feira de artesanato especial da Bienal, de 9h às 17h).
Além disso, a Semcult e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) seguem com as atividades nas escolas do município. Na quarta-feira (25), será a vez das escolas municipais Professora Gércia Ferreira Guimarães, São Francisco de Assis, Olga Dias da Costa Mendes e Professor Valdy Freitas receberem apresentação de cosplayers e contação de histórias.
Na rede estadual de educação, as unidades de ensino Quintiliano de Azevedo e Carolina Passos Gaigher receberão as oficinas artísticas da Bienal.
Programação da 8ª Bienal Rubem Braga – Quarta-feira (25)
Auditório Marco Antônio de Carvalho (apenas transmissão on-line):
— 9h e 14h – Mesa: “Literatura fantástica x sobrevivência em um mundo real de violência ao próximo”. Palestrante: Carolina Munhóz – Los Angeles. Mediação: Paula Garruth.
— 19h – Mesa: “O meio ambiente como fonte inspiradora nos gêneros literários”. Palestrante: Micheliny Verunschk – Pernambuco. Mediação: Roberto de Oliveira.
Arena Itinerante Zig Braga
— EMEB ”Profª Gércia Ferreira Guimarães” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.
— EMEB ”São Francisco De Assis” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.
— EMEB “Olga Dias Da Costa Mendes” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.
— EMEB “Prof. Valdy Freitas” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.
Espaço Itinerante Menino e o Tuim
— Escola: EEEFM Professor Quintiliano de Azevedo – 08h – Oficina 9: Fazendo Arte com a Terra da Cidade, com Gabriel Pontes.
— Escola: EEEFM Professor Quintiliano de Azevedo – 10h – Oficina 10: Pedras Encantadas, com Ana Gabriela Ferreira.
— Escola: EEEFM Carolina Passos Gaigher – 13h – Oficina 11: Fazendo Arte com a Terra da Cidade, com Gabriel Pontes.
— Escola: EEEFM Carolina Passos Gaigher – 15h – Oficina 12: Pedras Encantadas, com Ana Gabriela Ferreira.
Casa dos Braga
— 09h e 13h – Esquete Teatral “Konexão Rubem Braga” (Dona Música Produções Culturais e Comunicação / BRK Ambiental) e City Tour Afetivo de Rubem Braga estudantil.
Exposições Especiais:
— Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva – 8h às 18h.
— Sala de Exposições Levino Fanzeres: “Rubem e suas memórias” – 8h às 18h.
— Museu Ferroviário Domingos Lage: “Acervo Crônicas de uma ferrovia” – 8h às 18h.
— Feira de Artesanato Especial da Bienal Rubem Braga – 9h às 17h.