Na noite da última quinta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit), em parceria com o Centro de Referência da Juventude (CRJ), promoveu o II Fórum Municipal de Enfrentamento à LGBTfobia.
Realizado no auditório do (CRJ), o evento, aberto ao público, reuniu representantes do poder público, ativistas e membros da comunidade para discutir a violência contra a população LGBTQIAPN+, a importância das políticas públicas para a proteção de seus direitos e a reestruturação do Decreto N° 27.091/2021, que regulamenta o Comitê Permanente de Proteção à Diversidade.
O tema central do fórum, “O que me dá orgulho”, foi um convite à reflexão sobre as conquistas alcançadas pela comunidade LGBTQIAPN+ na luta por igualdade, e, também, um lembrete dos desafios que ainda precisam ser superados.
Um dos destaques do evento foi a palestra de Thiago Canholato Cazotte, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB em Cachoeiro, que abordou a importância da implementação de políticas públicas efetivas para garantir a segurança e a dignidade da população LGBTQIAPN+.
“O Fórum LGBTQIAPN+ de Cachoeiro tem um papel fundamental ao reunir representantes da comunidade em torno da discussão sobre políticas públicas e mecanismos legais que garantam a igualdade de direitos e combatam a discriminação. É um momento de diálogo, reflexão, articulação e ação conjunta para a construção de uma sociedade mais justa e equânime, que preserva os direitos fundamentais do ser humano”, afirmou Gil Fonseca, coordenador de Políticas de Gênero da Prefeitura de Cachoeiro.
A secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Thatiane Cardoso, avaliou o fórum como um grande sucesso. “Este evento foi uma oportunidade para reforçar nosso compromisso com a proteção e a promoção dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Celebramos as conquistas que já alcançamos, mas também reconhecemos os desafios que ainda temos pela frente. Continuaremos trabalhando para construir uma Cachoeiro de Itapemirim cada vez mais equânime e justa para todos”, afirmou.