Uma quantidade expressiva de pilhas e baterias de celular usadas foi entregue, nesta quarta-feira (28), no posto de coleta do projeto “Pilhando”, montado na Praça Jerônimo Monteiro. Foi o primeiro dia da ação, que segue até sexta, no mesmo local, no período das 8h às 16h.
As equipes das gerências de Educação Ambiental e de Controle de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do projeto Vem Reciclar, atuam na ação, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), do Rotary Club de Cachoeiro e da Rochativa.
De acordo com a equipe responsável, a expectativa é de que a procura aumente nos outros dias de campanha. Dúvidas sobre o assunto também estão sendo esclarecidas no local.
O montante recolhido durante a campanha, nesta semana, será destinado a uma empresa especializada em logística reversa de eletroeletrônicos, para garantir tratamento e descarte ambientalmente corretos.
“O objetivo maior da campanha, além do recolhimento dos resíduos, é trabalhar a conscientização da população quanto ao descarte correto desse tipo de material, pois quando levados ao meio ambiente de maneira irregular, as pilhas e baterias podem causar sérios danos à natureza devido aos metais pesados presentes em sua composição, extremamente perigosos à saúde”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.
Assim que soube da ação, a dona de casa Ana Paula Gomes resolveu participar. “Eu estava com a bateria de um celular antigo e não sabia como me desfazer dela. Quando vi a divulgação, resolvi vir até a praça para descartar”, afirma.
Outro morador que deu sua colaboração foi Leonardo de Almeida. “É uma campanha muito importante porque ajuda a não poluir o meio ambiente e eu estou fazendo minha parte nesta ação. Espero que criem mais projetos como este”, conclui.