Notícias

Exposições

Centros culturais de Cachoeiro participam da 21ª Semana Nacional de Museus

Casa dos Braga é um dos espaços que participam da mobilização nacional
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim está participando, mais uma vez, da Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Ministério do Turismo, que, neste ano, traz a sustentabilidade como tema principal.

O município se junta a diversas outras localidades do país para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com uma programação especial em dois centros culturais.

Um dos destaques é a Casa dos Braga, situada na rua 25 de Março, que abriga a exposição “Um Cigano fazendeiro do ar”. A mostra é composta por fotografias, textos e trechos de entrevistas relacionados à vida do renomado cronista Rubem Braga. Reconhecidamente comprometido com questões ambientais e sustentáveis, Braga deixou um legado significativo nessa área.

Outro espaço que participa da iniciativa é o Museu Ferroviário Domingos Lage, localizado entre a Linha Vermelha e a rua Coronel Francisco Braga, que apresenta a exposição “Sustentabilidade sobre trilhos”. 

Nessa mostra, os visitantes poderão apreciar fotografias e peças de locomotivas que circularam na região. O intuito é mostrar a sustentabilidade por meio dos novos modelos de locomotivas.

O público pode conferir as exposições de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o próximo dia 21 de maio. A entrada é gratuita. 

“A Semana Nacional dos Museus é uma oportunidade ímpar de promovermos a importância dos nossos centros culturais, espaços imbuídos de história e conhecimento, que preservam nossa herança cultural para as próximas gerações. O tema deste ano é especialmente significativo, pois nos convida a refletir, também, sobre a preservação ambiental e os cuidados com nossa casa comum, o planeta Terra”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.