Os bueiros para vazão de água na estrada da localidade conhecida como Coração Sertanejo, no distrito de Soturno, em Cachoeiro, foram reconstruídos por uma empresa contratada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). Os canais servem para dar fluência à passagem do córrego embaixo da via e tinham sido destruídos na enchente de janeiro.
As obras, iniciadas em setembro, beneficiam, principalmente, produtores de leite, empresários e moradores locais, que não conseguiam transitar com veículos nessa estrada até este mês de dezembro, quando foi finalizada a estrutura de concreto dos novos bueiros – os acabamentos finais deverão ser concluídos em janeiro.
Além de recolocar duas redes de manilhas que haviam sido destruídas, foram incluídas mais duas redes para melhorar, ainda mais, o escoamento. Com isso, a capacidade de vazão aumentou de 1,6 metro para 4,4 metros.
Para viabilizar as intervenções, a Semai e a Defesa Civil de Cachoeiro encaminharam relatórios à Defesa Civil do Espírito Santo para atestar que os prejuízos foram ocasionados pela enchente. Isso permitiu a chegada de R$ 46.181,61 de recursos federais para a realização das obras.
“Antes mesmo de o trabalho ser terminado, ocorreram fortes chuvas e os bueiros conseguiram dar plena vazão à água. Esse é mais um serviço importante que realizamos em benefício das comunidades do interior”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.