Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a gripe (influenza), Cachoeiro de Itapemirim já aplicou mais de 4.400 doses do imunizante no público alvo da ação, que segue até o dia 31 de maio.
Os idosos com mais de 60 anos são, até o momento, os que mais compareceram às salas de vacinação para serem imunizados: cerca de 72% das doses aplicadas foram nesta faixa etária.
Entretanto, apesar da boa adesão inicial à campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro alerta para a baixa procura em alguns grupos prioritários, como as grávidas, puérperas, trabalhadores da área saúde e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.
“A vacina contra a gripe é fundamental para proteger essas pessoas, que estão mais suscetíveis a desenvolver complicações graves da doença. Além disso, também ajuda a reduzir a transmissão do vírus influenza na população em geral, contribuindo para a prevenção de epidemias. Por isso, é importante que todos os anos esses grupos prioritários recebam a vacina, que é segura, eficaz e gratuita nos postos de saúde”, destaca o secretário Alex Wingler.
Quem pode se vacinar?
A campanha de vacinação contra a gripe é voltada para os seguintes grupos: é voltada para: crianças de 6 meses e menores de 6 anos; idosos acima de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; professores, profissionais das forças de segurança e salvamento; membros das forças armadas; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros categoria D e E; trabalhadores portuários; e trabalhadores de transporte coletivo.
Onde a vacinação acontece?
Para receber o imunizante, o cidadão pertencente ao público-alvo da campanha deve se dirigir à sala de vacinação mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Salas de vacinação na sede do município: Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aquidaban, Aeroporto, IBC, Novo Parque, Abelardo Machado, Gilson Carone, Village da Luz, Amaral, Alto União, São Luiz Gonzaga, BNH de Baixo, BNH de Cima, UBS Zumbi, Paraíso, Coramara, Nossa Senhora Aparecida, Elpídio Volpini, Otton Marins e a Policlínica Municipal;
Interior: UBS dos distritos de Soturno, Burarama, Pacotuba, Córrego dos Monos, Itaoca e Conduru.
Documentos comprobatórios
Em casos específicos, o cidadão ou cidadã deve comprovar que pertence ao grupo apto a receber o imunizante durante a campanha. São os seguintes casos:
- Gestantes e puérperas: cartão de pré-natal, prescrição médica, exames ou certidão de nascimento do bebê;
- Trabalhadores da saúde e profissionais de saúde: crachá e declaração do serviço, contracheque, carteira de trabalho, declaração de estudantes emitida pela coordenação do curso;
- Portadores de doenças crônicas: devem apresentar laudo ou prescrição médica;
- Professores, auxiliares de sala e berçaristas: declaração da escola com atividade ativa;
- Trabalhadores portuários, de transporte coletivo e caminhoneiros categoria D ou E: comprovação de exercício efetivo;
- Profissionais das forças de segurança: comprovação de vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento.