Cachoeiro supera índice de 95% de abastecimento de medicamentos

Atualmente, mais 27 mil pacientes contam com a dispensação gratuita de medicamentos realizada pelo município
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) alcançou um índice geral superior a 95% de abastecimento de medicamentos nas farmácias do município, resultado inédito na gestão farmacêutica municipal.

O índice é calculado considerando as três classificações de medicamentos: os padronizados, atualmente, com 90,5% de abastecimento; os judiciais, com 95,23% de disponibilidade, e os renais crônicos, que contam com 100% de aprovisionamento.

Atualmente, mais de 27 mil pacientes contam com a dispensação gratuita de medicamentos realizada pela Semus, em Cachoeiro, por meio da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), que estabelece as diretrizes que norteiam a oferta, a prescrição e a dispensação de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse resultado só foi possível pelo modelo de gestão do prefeito Victor Coelho e do secretário Alex Wingler que, hoje, permite a continuidade dos tratamentos e a assistência nas condições agudas da população. As aquisições de medicamentos de responsabilidade municipal são planejadas para evitar a falta de estoque na rede”, avalia o secretário municipal de Saúde em exercício, Gedson Alves.

Em sua página no site da Prefeitura de Cachoeiro, a Semus disponibiliza uma sessão destinada a divulgar informações relacionadas à assistência farmacêutica no município. No endereço eletrônico, o público pode conferir documentos atualizados, bem como a relação de medicamentos disponíveis.

Medicamentos

A Secretaria de Saúde fornece, gratuitamente, medicamentos necessários aos tratamentos prescritos por profissionais habilitados da rede municipal de saúde e serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso aos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), o usuário precisa estar cadastrado na Unidade de Saúde mais próxima do bairro onde reside