Notícias

Serviços on-line

Cachoeiro Online: aplicativo ultrapassa a marca de 23 mil downloads

Ferramenta é fruto do trabalho da Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI)
Foto: Ilustrativa

Lançado no último ano, o aplicativo Cachoeiro On-line, que visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, como agendamentos e abertura de solicitações, ultrapassou a marca de mais de 23 mil downloads.

A ferramenta é fruto do trabalho da Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI) e conta com diversas funcionalidades. Dentre elas estão os serviços disponíveis do Procon de Cachoeiro. No setor focado no órgão, o usuário pode registrar reclamações, acompanhar processos abertos, agendar consultas presenciais e, ainda, ter acesso a informações da área para os cidadãos.

A ferramenta conta, também, com espaço exclusivo para a Saúde, onde o cidadão já pode agendar consultas e procedimentos de saúde. Para acessar o serviço, é preciso baixar o app Cachoeiro On-line na loja virtual do celular e fazer o download gratuito. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

“Certamente, a quantidade de downloads reflete a importância e a praticidade que o aplicativo trouxe para os cidadãos. E esse é o nosso objetivo: usar a tecnologia para facilitar a vida dos moradores de Cachoeiro e, ao mesmo tempo, contribuir para tornar nossa cidade cada vez mais inteligente”, salienta o coordenador da Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI), Nilson Callegari Teixeira.

Outras funcionalidades

No “Cachoeiro Online”, de acordo com a Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI), também estão ativos dos módulos de atendimentos de Agendamento e Ouvidoria.

No Agendamento, o cidadão consegue marcar atendimento de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda, como: cadastro imobiliário, IPTU, dentre outros. Já na Ouvidoria, é possível fazer solicitações, reclamações e sugestões.

Recentemente, o aplicativo apresentou uma nova função: o lançamento das Carteiras Digitais que beneficiará pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fibromialgia, atletas e servidores públicos municipais.

Para as pessoas com TEA, a carteira digital assegurará atendimento prioritário em serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social, simplificando a identificação em locais públicos e privados.

Os pacientes com fibromialgia terão, por meio da carteira digital, um documento oficial que vai garantir prioridade em serviços e simplifica o acesso a tratamentos especializados oferecidos pela rede pública de saúde. Já para os atletas, a funcionalidade trará mais praticidade no processo de apresentação e obtenção de súmulas digitais para controle de esportistas e equipes.

Futuramente, também serão implantadas as carteirinhas para os idosos, que poderão utilizar o documento digital para garantir atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, além de usá-lo como comprovante para o acesso aos direitos garantido por lei à pessoa idosa.