Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) manterá o intervalo original de 12 semanas (84 dias) entre as aplicações da primeira e da segunda dose da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz), também conhecida como AstraZeneca.
O prazo é recomendado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Comunicado nº 02/2021 SESA/SSVS/GEVS/PEI, encaminhado aos municípios nesta terça-feira (22). O documento também informa que os municípios podem adotar o intervalo de 10 semanas, se desejarem.
A opção da Semus pela manutenção do intervalo maior se baseia no próprio comunicado da Sesa, que reitera que os estudos de soroconversão das três vacinas contra a Covid-19 usadas no estado (incluindo a AstraZeneca) “demonstraram resultados de melhor resposta imunológica com a adoção de intervalos maiores nos esquemas de vacinação”.
Dessa forma, os moradores de Cachoeiro que tomaram a primeira dose de AstraZeneca devem continuar procurando as unidades básicas de saúde na data indicada no cartão de vacina para receberem a segunda dose.