Cachoeiro de Itapemirim manteve seu bom desempenho na mais recente avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (Mtur), divulgada no último mês de março.
Avaliado com nota C em 2019, o município avançou para B em 2021, classificação mantida em 2024, com o cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo MTur para essa categoria. A cidade é a mais bem avaliada da Região Sul do Espírito Santo, ao lado de Anchieta e Piúma, que também são nota B.
Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Cachoeiro cumpriu os quatro critérios de aprovação: possuir um Conselho Municipal de Turismo, bem como um órgão municipal específico para o turismo, dispor de recursos exclusivamente dirigidos ao turismo e ter empresas cadastradas no Cadastur, do MTur.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, pontuar bem no Mapa é importante porque é a partir dele que são definidas as áreas – recortes territoriais – que devem ser trabalhadas prioritariamente nas ações governamentais de fomento ao turismo. Além disso, trata-se de fonte de consulta para investidores privados desse segmento.
Destaque em Turismo Inteligente
Em outra frente de atuação do Mtur, Cachoeiro também é destaque. O município ocupa o 20º lugar de Destino Turístico Inteligente (DTI) no Brasil e o 4º lugar no Espírito Santo, conforme a mais recente avaliação da Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI).
No ranking, são avaliados itens que incluem índices de empreendedorismo, conectividade, desenvolvimento humano, e iniciativas que comprovem que os municípios estão comprometidos com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
“Estamos sempre atentos às ferramentas capazes de fomentar a atividade turística em Cachoeiro, que tem atrações das mais variadas naturezas, tanto na sede como no interior do município. Seguimos nesse compromisso, que tem como principal finalidade fortalecer a identidade cultural e turística na região, berço de grandes ícones nacionais e de belezas naturais únicas”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.