Cachoeiro de Itapemirim marcou presença no V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (CONAJ), um dos eventos mais importantes do país sobre registro empresarial e simplificação de negócios.
O convite a Cachoeiro foi um reconhecimento pelas ações inovadoras conduzidas pela Comissão de Desburocratização, sob a liderança da Secretaria Municipal de Fazenda.
O município tem se destacado na construção de uma ambiência de negócios mais favorável, simplificando processos e eliminando burocracias que há muito tempo dificultavam a vida de empreendedores. Esse esforço reflete diretamente na melhoria do ambiente econômico local, o que, recentemente, posicionou Cachoeiro como o 2º lugar no ranking estadual de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças.
Durante o congresso, temas estratégicos de potencial impacto no desenvolvimento econômico foram debatidos, como a reforma do Código Civil e seus reflexos no registro empresarial, abordando mudanças que impactam diretamente a gestão e formalização de empresas.
Também foi debatida a importância de políticas públicas voltadas para pequenos negócios, ressaltando sua contribuição para o fortalecimento econômico e geração de empregos. A inteligência artificial também foi destaque, com foco em como a tecnologia está revolucionando processos e reduzindo prazos;
“É com imensa honra que me dirijo a este momento tão especial. Ter conduzido as ações da Comissão de Desburocratização foi mais do que uma tarefa; foi uma oportunidade de contribuir diretamente para a transformação do nosso município”, explica a presidente da Comissão de Desburocratização, Libiana Muniz.
“Cada avanço por nós alcançado, cada barreira removida, cada conquista compartilhada é fruto do trabalho coletivo de uma equipe comprometida e da confiança que nos foi depositada”, avalia Márcio Guedes, secretário municipal de Fazenda de Cachoeiro.
“Hoje celebramos não apenas os resultados, mas o impacto de um trabalho que ficará marcado como um legado para Cachoeiro de Itapemirim. Simplificar processos, facilitar a vida dos empreendedores e criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico não são apenas metas; são compromissos que assumimos com nossa cidade e com as futuras gerações”, salienta o prefeito Victor Coelho.