Notícias

25 de março

Cachoeiro de Itapemirim completa 154 anos de emancipação política

Vista panorâmica da cidade em meados do século XX
Foto: Divulgação/IBGE

Nesta quinta-feira, 25 de março, Cachoeiro de Itapemirim completa 154 anos de emancipação política. A data faz referência ao dia em que Cachoeiro foi reconhecido, oficialmente, como um município independente.

As primeiras casas no arraial de Cachoeiro foram levantadas no início de 1846, na altura do atual bairro Baiminas. Entretanto, a colonização do território teve início em 1812. O donatário da capitania do Espírito Santo, Francisco Alberto Rubim, recebeu a tarefa de desenvolver o povoamento nesta região, habitada pelos índios puris e botocudos. O grande dado motivador, no século XIX, era o ouro descoberto no espaço que compreende, hoje, o município de Castelo.

Com o tempo, Cachoeiro foi se desenvolvendo do ponto de vista econômico e urbanístico em torno do rio Itapemirim. O nome do município, inclusive, faz menção aos cachoeiros ou cachoeiras do rio – o termo Itapemirim significaria “caminho de pequenas pedras” em tupi-guarani, mas não há consenso a respeito desse tema.

Antes da emancipação, a cidade também chegou a ser denominada como São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim, São Pedro do Cachoeiro de Itapemirim e Cachoeira de Itapemirim, dentre outras variações de grafia.

“São 154 anos de uma história que nos enche de orgulho. Neste momento, a melhor maneira de celebrar a nossa cidade é respeitando os protocolos de saúde e as medidas restritivas. Ainda teremos muitos e muitos anos para comemorar da forma como todos gostaríamos”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Vídeo especial

Por conta da data comemorativa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) postará, nesta quinta-feira (25), um novo vídeo em seu canal no YouTube. O material audiovisual apresentará imagens do livro “Município do Cachoeiro de Itapemirim: suas terras, suas leis, seu progresso”, feito pelo professor Domingos Ubaldo Lopes Ribeiro, em 1928, quando era secretário da Prefeitura. A obra foi autorizada pelo então prefeito, Coronel Francisco Alves de Athayde.

O vídeo faz parte do projeto “Varal de Memórias”, do Arquivo Municipal de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim – Sala Evandro Moreira, que todo mês proporciona a exposição de fotos na recepção do Palácio Bernardino Monteiro.

Confira o canal de YouTube da Semcult.