Cachoeiro aplicou 2.106 vacinas, no sábado (20), Dia D da campanha nacional de multivacinação. No Espírito Santo, foi o quarto município com mais doses aplicadas.
A ação promoveu a abertura de todas as unidades de saúde equipadas com salas de imunização e teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.
O resultado foi considerado positivo pela Prefeitura, mas, segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, o município segue em campanha e busca vacinar, principalmente, contra a poliomielite – uma doença que, há anos, não é registrada no Brasil, mas que corre o risco de voltar, devido à cobertura baixa em várias regiões.
“Precisamos imunizar 8.770 crianças de 0 a cinco anos contra essa doença, que pode causar paralisia permanente e, até mesmo, a morte. É importante manter as cadernetas em dia, pois é o meio mais eficaz de evitar esse mal”, lembra.
Além da vacina contra a pólio, no Dia D, foram disponibilizados os imunizantes contra gripe; Covid-19; hepatites A e B; pneumonia; meningite; rotavírus; febre amarela; varicela; HPV; meningite ACWY; meningite C para pessoas de 13 a 19 anos que não receberam a dose de reforço até 4 anos e 11 meses de idade; bem como doses de BCG; pentavalente; tríplice viral e tríplice bacteriana.
Dá tempo de colocar a caderneta em dia
Proteger é simples. Basta levar a criança ou o adolescente a uma das salas de imunização – veja lista abaixo – espalhadas pelo município, com CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Unidades com sala de vacinação
Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins
Interior
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru