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Atenção, consumidor

Black Friday: confira as dicas do Procon para aproveitar a data

Consumidores devem ficar atentos aos preços praticados no comércio
Foto: Reprodução/Web

Nesta sexta (29), ocorre a Black Friday – um dia em que o comércio costuma fazer ofertas bem abaixo dos valores geralmente praticados pelo mercado. Para muitos, é uma oportunidade de comprar, a preços menores, presentes e economizar.

Mas o Procon de Cachoeiro de Itapemirim lembra que é bom ficar atento na hora de fechar os negócios para não cair em ciladas. A atenção deve ser redobrada quando a compra for virtual. Muitos aproveitam o fato de os consumidores já esperarem preços diferenciados para ludibriar, com ofertas, links e endereços enganosos.

Vale a pena tomar cuidado e dar preferência às ofertas de empresas já conhecidas ou bem recomendadas em sites de reclamações de consumidores, checar o endereço eletrônico do site, o endereço físico, CNPJ, e-mail e os telefones das lojas. Também vale guardar dados e prints de toda a transação eletrônica.

Na hora de efetuar o pagamento, opte por pagar por cartões virtuais, que podem ser cancelados depois do pagamento realizado. Desconfie daquelas ofertas que só podem ser pagas via pix ou boleto. Por fim, guarde a nota fiscal, pois é ela quem dará segurança ao consumidor para exigir seus direitos em casos de problemas com o produto.

Fique atento!

1 – Pesquise, sempre: assim você saberá se o preço está realmente atraente ou se a oferta é enganosa.

2 – Olhe as ofertas: nem todos os produtos estão em promoção.

3 -Compre em lojas com boa reputação.

4 – Atenção extra à segurança. Na dúvida, busque o endereço eletrônico da loja e evite clicar em links falsos, muitas vezes patrocinados. Veja se o seu computador está com o antivírus em dia e nunca faça compras em computadores públicos.

5 – Verifique a política de cancelamento de compra da empresa para o caso de arrependimento.

6 – Guarde documentos e comprovantes da compra, em especial, a nota fiscal.

7 – Ao verificar irregularidades, procure imediatamente o fornecedor e avise. Guarde protocolos e e-mails trocados para o caso de precisar, no futuro.

8 – Desconfie de sites que só aceitam pagamento via pix ou boleto.

9 -Abra e verifique, atentamente, produtos comprados virtualmente no momento do recebimento, pois em caso de arrependimento, o consumidor pode devolver em até sete dias.

10 -Em caso de problemas, procure o Procon de Cachoeiro.