Artistas de Cachoeiro de Itapemirim podem participar da construção dos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que destinará cerca de R$ 1,3 milhão para o fomento de atividades culturais no município.
Para acolher as contribuições, uma escuta pública encontra-se aberta e pode ser acessada, até às 12h do próximo dia 26 de fevereiro, por meio da plataforma Mapa Cultural, que pode ser conectada via endereço: mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/1427/#info
Na página, os artistas podem opinar sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da Pnab em Cachoeiro, com ênfase nas áreas prioritárias para a destinação dos recursos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), a escuta pública, para a criação dos editais de convocação e distribuição dos recursos, é uma exigência do Ministério da Cultura e objetiva dar mais transparência, por meio do aumento da participação social no processo de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e levantar dados a fim de traçar metas para os editais de fomento.
“Além de apoiar os artistas locais, a Pnab irá impactar, também, a sociedade de uma forma geral, pois ampliará o acesso à cultura em suas mais variadas vertentes. Convidamos os nossos artistas a participarem da escuta pública, para podermos, juntos, definir as diretivas para a aplicação desse importante incentivo à cultura cachoeirense”, destaca a secretária Fernanda Martins.
Política Nacional Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura ao apoiar todos os Estados da Federação, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros. Os recursos serão repassados por cinco anos.