A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim suspendeu, nesta semana, o agendamento de consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida visa concentrar o trabalho das unidades no atendimento a casos de maior urgência e, sobretudo, de pacientes com sintomas gripais e/ou suspeita de Covid-19, cujo número tem aumentado nas últimas semanas.
Estão mantidas, apenas, as consultas individualizadas de pré-natal e puericultura, dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19. Em caso de dúvidas em relação à renovação de receitas e a outros procedimentos, os pacientes podem entrar em contato com o enfermeiro das unidades para orientações. Realização de exames preventivos, atividades em grupo, sala de espera, palestras e qualquer outra atividade que envolva aglomeração estão sendo desmarcadas.
Atualmente, os atendimentos nas UBS são feitos por livre demanda, ou seja, não precisam de agendamento prévio para avaliação médica. Entretanto, a Semus recomenda que apenas os pacientes com sintomas gripais ou que tenham muita necessidade de atendimento por conta de outros fatores – como dores agudas, por exemplo – se dirijam até as unidades.
“O número de pacientes com sintomas gripais têm crescido muito e nós precisamos diminuir a circulação de pessoas nas UBS para evitar que o vírus se espalhe ainda mais. Todos os pacientes que necessitarem devem se dirigir às unidades para o devido atendimento, mas fazemos um apelo à população para seja bastante criteriosa ao procurar os serviços de saúde e, principalmente, que mantenha as medidas de prevenção à Covid-19”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Policlínica
A oferta de serviços na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu e em outras unidades de serviços especializados da rede municipal não foi alterada até o momento. Entretanto, a Semus reforça que é preciso tomar os devidos cuidados ao se dirigir a esses locais, sempre utilizando máscara de proteção, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social.