Seguem avançando, em Cachoeiro, as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que buscam fortalecer a educação pública, a partir de um regime de colaboração entre as redes estadual e municipais de ensino. Para o ano letivo de 2021, haverá novas mudanças em escolas da cidade.
A escola municipal “Prof. Valdy Freitas”, localizada no bairro Paraíso, vai ampliar o número de vagas para turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, para receber alunos da escola estadual “Bernardino Monteiro”, que fica na mesma região, no bairro Amarelo.
Em contrapartida, as turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental da unidade municipal serão encaminhadas para a unidade estadual.
Pais de estudantes contemplados nessa ação estão sendo orientados sobre as mudanças, pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Os responsáveis pelos novos alunos da “Valdy Freitas” deverão providenciar a efetivação de matrículas novas, de acordo com o cronograma estabelecido pela Seme.
Municipalização
Outra ação promovida a partir do Paes, para o ano letivo de 2021, é a municipalização das escolas estaduais “Rotary”, no bairro Otton Marins, e “Dona Maria Santana”, no Basileia.
Paes
Criado em 2017, o Paes prevê a reorganização da rede de ensino em Cachoeiro, por meio da redistribuição de responsabilidades, a partir da qual o município passa a ter a tutela da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, algo já previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Constituição Federal.
A iniciativa também disponibiliza para o município material didático para os alunos em fase de alfabetização; recursos financeiros para construção de equipamentos para atender à Educação Infantil e investimento em formação continuada dos professores de alfabetização.
“Essa reorganização das redes e das responsabilidades entre Estado e Prefeitura permite que tenhamos escolas bem distribuídas por região geoescolar. Estamos fazendo as mudanças de maneira gradual, ano a ano, em paralelo com as outras ações resultantes dessa cooperação, que favorece a qualidade do ensino e o fortalecimento da aprendizagem nas escolas públicas”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.