Secretaria de Fazenda
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) é responsável por executar e acompanhar as políticas de tributação e finanças da administração municipal. Dentre as suas atribuições, estão o controle de créditos e fiscalização dos tributos e demais receitas municipais, organização e atualização do Cadastro Imobiliário e Mobiliário Tributário. Também é papel da secretaria o acompanhamento contábil da prefeitura e a elaboração, junto a outros órgãos, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e de Orçamento Anual, que definem as despesas e previsão de receitas anuais – sempre levando em conta o correto cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos, em Gestão das Finanças Públicas, em Auditoria na Administração Pública e em Ciências Contábeis, todas pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Fiscal Efetivo do Estado do Espírito Santo, desde 1990. Atuou como Professor de Graduação e de Pós graduação em Ciência (2016-2017). Foi Subsecretário do Tesouro, Administrativo e da Receita, do Município de Vila Velha (2009-2012). Recebeu função Gratificada de Coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação e Projetos Especiais - VII – CTEP e Coordenador da Coordenação de Harmonização do Controle Interno – VI - CHAC, do Estado do Espírito Santo (2019). Atua como Secretário da Fazenda do Município de Cachoeiro de Itapemirim, desde de 2020.
Secretaria de Fazenda
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h – todos os departamentos Rua Vinte e Cinco de Março, 28/38 – Centro. CEP-29300-100 (28) 3199-1597 semfa@cachoeiro.es.gov.brDepartamentos
É responsável por assessorar no levantamento de requisitos funcionais e não funcionais dos novos sistemas a serem desenvolvidos.
Responsável: Jhonathan Bitencourt Conti da Silva Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: jhonatan.silva@cachoeiro.es.gov.br
Atua em conjunto com os Assessores de Desenvolvimento e seguindo as diretrizes estabelecidas pela Coordenadoria Especial de Sistemas e superior, além de propor soluções e as melhores alternativas para o produto e serviços de acordo com sua área de atuação.
Responsável: Andreza Machado Batista Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: andreza.batista@cachoeiro.es.gov.br
Prestar apoio e assessoramento especial ao Secretário Municipal na resolução de demandas específicas de programas e projetos de âmbito estratégico para a gestão. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: victor.pereira@cachoeiro.es.gov.br
Coordenar as atividades específicas ou relacionadas ao processo de fiscalização. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.dftbosco@cachoeiro.es.gov.br
Oferecer atendimento personalizado e de qualidade ao contribuinte.
Coordenadora Maria da Penha Aguiar Martins Piovezan Horário de atendimento: de Segunda a Sexta- Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: maria.piovezan@cachoeiro.es.gov.br
Atualizar sistematicamente, por meio de levantamentos de campo, a atualização das informações que compõem o Cadastro Municipal de Logradouros.
Coordenador Andre Alves Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: andre.alves@cachoeiro.es.gov.br
Organizar e manter atualizado o Cadastro Imobiliário Tributário – CIT de Contribuintes do Município. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: deuzeli@cachoeiro.es.gov.br
Avaliar os benefícios e incentivos fiscais existentes, assim como sua eventual necessidade de revogação.
Responsável: Solange Caetano de Souza Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: solange.souza@cachoeiro.es.gov.br
Acompanhamento, e orientação do preenchimento e entrega da Declaração de Operações Tributáveis - DOT – e/ou Declaração de Informações Econômico-Fiscais - DIEF, com vistas ao aumento do Índice de Participação dos Municípios – IPM. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.marli@cachoeiro.es.gov.br
Coordenar e mantém o funcionamento da rede de comunicação da PMCI em conjunto com as coordenadorias de Infraestrutura e Segurança de TI, bem como prestar suporte técnico ao usuário no uso e manutenção dos recursos tecnológicos da Administração. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: daniel.cypriano@cachoeiro.es.gov.br
Tem a competência de coordenar e manter o funcionamento da rede de comunicação da Prefeitura, bem como gerenciar toda infraestrutura tecnológica de sua central de processamento de dados. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: romulo.zucoloto@cachoeiro.es.gov.br
Responsável pela definição de políticas de segurança, alinhada com a estratégia organizacional, para zelar pela segurança da informação em todos os meios e formatos que ela possa trafegar, tendo como base a Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade e Autenticidade.
Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: jose.santos@cachoeiro.es.gov.br
Tem a competência de coordenar o desenvolvimento, manutenção e evolução dos sistemas de informação e comunicação utilizados pela Prefeitura. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: mauricio.lima@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por coordenar as contratações e evoluções dos projetos relacionados a implementação de Smart City em Cachoeiro de Itapemirim, com objetivo de transformá-la em uma cidade eficiente, conectada e sustentável.
Coordenadora Anne Katery Gomes Silva Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 9h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: anne.gomes@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por coordenar os serviços de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação prestados para a Administração Direta e Indireta, compreendendo serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: administrativo@cachoeiro.es.gov.br
Prestar assessoria ao Secretário Municipal e aos Subsecretários, no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento de programas e projetos da Secretaria.
Coordenadora Maryna Destefani Carpini Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa@cachoeiro.es.gov.br
Atua na elaboração e gestão de parcerias públicos privadas (PPPs) e concessões da municipalidade.
Coordenadora Libiana Davel Muniz Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.ppp@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por promover a inteligência fiscal no Município de Cachoeiro de Itapemirim, através de análise de dados e informações, e também ao acompanhamento específico de grandes contribuintes.
Coordenador Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597
Responsável por proceder Às inscrições, alterações e baixas no Cadastro Tributário de empresas e autônomos.
Coordenador Luiz Fabiano Piassarolli Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.atendimentovirtual@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por gerenciar os desdobramentos dos projetos relacionados a implementação de Smart City em Cachoeiro de Itapemirim, com objetivo de transformá-la em uma cidade eficiente, conectada e sustentável.
Gerente Elisa Charra Alves Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 9h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: elisa.alves@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por gerenciar as configurações, instalações e manutenções preventiva e corretiva nos seguintes recursos corporativos tecnológicos: Switches, roteadores e demais ativos de redes, sistema UPS - nobreacks, sistemas de câmeras; zelar pelas Políticas de Segurança e todos os meios e formatos de dados que possam trafegar, tendo como base a Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade e Autenticidade.
Gerente Pedro Gomes Roberte Silva Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: pedro.roberte@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por definir, manter, coordenar e analisar as ações que envolvam aquisição, contratação, locação, atualização, manutenção, suporte e desenvolvimento de software e/ou sistemas de informações próprios e de terceiros, do Município de Cachoeiro de Itapemirim;
Gerente Felipe Barbosa Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: felipe.barbosa@cachoeiro.es.gov.br
Assistir ao Secretário no planejamento e orientação da execução das atividades administrativas e financeiras da Secretaria, provendo suporte à realização dos programas, projetos e atividades da Secretaria, além de controlar a transferência dos bens móveis, no âmbito da Secretaria. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.gad@cachoeiro.es.gov.br
Gerência no suporte da rede corporativa da PMCI, atuando de forma a garantir o bom funcionamento dos computadores e dispositivos tecnológicos da Administração Pública. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: maicon.gaburo@cti.cachoeiro.es.gov.br
Gerencia as configurações, instalações e manutenções preventiva e corretiva nos seguintes recursos corporativos: Switches, roteadores e demais ativos de redes, sistema UPS - nobreacks, sistemas de câmeras, e/ou outros serviços relacionados ao cargo. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: daniel.cypriano@cachoeiro.es.gov.br
É responsável por planejar, orientar, coordenar e executar as ações de administração e gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação de dados no âmbito das Secretarias e órgãos municipais.
Responsável: Silvanei da Silva Sunderhus Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: silvanei.sunderhus@cachoeiro.es.gov.br
Gerencia o registro de chamados via sistema, telefônico ou e-mail, executando o processo de gerenciamento de incidentes.
Responsável: Maxswell Pimentel Demarque dos Santos Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: maxswell.santos@cachoeiro.es.gov.br
Gerência atendimento em primeiro nível com suporte ao usuário final.
Responsável: Arycarlos Santos Morini Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: arycarlos.morini@cachoeiro.es.gov.br
Responsável pela abertura, alteração e baixa de inscrição do produtor rural, além de prestar apoio e orientação aos produtores sobre a importância da emissão das notas fiscais de seus produtos para o município. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.edilson@cachoeiro.es.gov.br
Realizar o cadastramento e o lançamento dos tributos relativos às receitas imobiliárias do Município a cada exercício financeiro. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.fernanda@cachoeiro.es.gov.br
Efetuar as inscrições, alterações e baixas no Cadastro Mobiliário Tributário – CMT das pessoas físicas e jurídicas que exerçam suas atividades em caráter permanente ou continuado, no Município. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.cadastromobiliario@cachoeiro.es.gov.br / semfa.juliana@cachoeiro.es.gov.br
Efetuar a cobrança administrativa de contribuintes que possuem débitos com o Município nas seguintes situações: a) do exercício corrente vencidos e não quitados; b) inscritos em dívida ativa sem parcelamento; c) que estejam parcelados, porém com pagamento em atraso. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.gco@cachoeiro.es.gov.br
Atendimento ao público e consultas jurídicas em diversas áreas fiscais e tributárias. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.st.gcf@cachoeiro.es.gov.br
Acompanhar as cotas orçamentárias dos órgãos e unidades orçamentárias do Município e efetuar acompanhamento da receita arrecadada por fontes de recursos visando o equilíbrio orçamentário entre receitas e despesas.
Responsável: Elenir Abreu Gonçalves Secco Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: elenir.secco@cachoeiro.es.gov.br
Manter organizado o Cadastro de débitos inscritos na Dívida Ativa do Município e atender aos contribuintes de forma clara e objetiva. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: divida.ativa@cachoeiro.es.gov.br
Responsável pela classificação orçamentária dos documentos para processamento da reserva de dotações.
Responsável: Ana Maria de Souza Venturin Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: ana.venturin@cachoeiro.es.gov.br
Analisar os dados sobre o comportamento fiscal dos contribuintes, com a finalidade de dirigir a fiscalização e orientar ações contra incorreção, sonegação, evasão e fraude no recolhimento dos tributos Municipais. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: aloysio.martins@cachoeiro.es.gov.br
Analisar os processos para pagamento, verificando sua regularidade fiscal e previdenciária.
Responsável: Daniela Vianna Silva Sartorato Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: daniela.sartorato@cachoeiro.es.gov.br
Elaborar e executar as prestações de contas dos recursos municipais, a conferência e o encaminhamento aos órgãos oficiais competentes, respeitando obrigatoriamente os prazos legais.
Responsável: Danielly Brandão Tavora Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: danielly.tavora@cachoeiro.es.gov.br
Coletar dados, através de estudos e pesquisas junto aos demais órgãos municipais, objetivo a elaboração dos Planos Plurianuais, das Leis de Diretrizes Orçamentárias e das Leis Orçamentárias Anuais do Município.
Responsável: Telma Verediano Costa Sardenberg Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: telma.sardenberg@cachoeiro.es.gov.br
Realizar conferências diárias das movimentações financeiras efetuadas, através de conciliação bancária de todas as contas bancárias mantidas pelo Tesouro Municipal. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.douglasmaia@cachoeiro.es.gov.br
Responsável pela emissão de Nota de empenho e de liquidação. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: carlos.ferreira@cachoeiro.es.gov.br
Responsável pelo controle financeiro e orçamentário de todas as receitas e despesas do município. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.jorgeelias@cachoeiro.es.gov.br
Realização da Gestão Financeira do Município em conjunto com os ordenadores de despesa. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.dtekatia@cachoeiro.es.gov.br
Analisar os dados sobre o comportamento fiscal dos contribuintes, com a finalidade de dirigir a fiscalização e orientar ações contra incorreção, sonegação, evasão e fraude no recolhimento dos tributos Municipais. Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.st@cachoeiro.es.gov.br / semfa.dftedson@cachoeiro.es.gov.br
Responsável por coordenar o processo de identificação de fontes de recursos e promover captação de recursos de investimento para os projetos constantes do portfólio que não possuam previsão de fonte de recurso que viabilize sua execução; Acompanhar e monitorar todo o processo de execução dos projetos provenientes de recursos captados, dando suporte técnico quando necessário, bem como providenciar a prestação de contas dos Convênios e Contratos de Repasse
Responsável Karen Camata Silva Horário de atendimento: de Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 18h Telefone/Ramal: (28) 3199-1597 E-mail: semfa.captacao@cachoeiro.es.gov.br