Consideramos nossa infraestrutura de Tecnologia da Informação do município como todo o hardware, software, redes e instalações físicas que são necessários para desenvolver, testar, entregar, monitorar, controlar ou suportar os serviços de TI.
As aplicações são efetivamente os serviços de Tecnologia da Informação que oferecem produtividade e consistência no dia a dia do município.
Não haveria infraestrutura de TI se não houvessem aplicações e a demanda por novas aplicações, que criam novas tecnologias de infraestrutura de TI.
Computadores evoluem em processamento porque as aplicações estão mais complexas e elaboradas.
Da mesma forma, a capacidade de armazenamento cresce exponencialmente porque as aplicações hoje são capazes de tratar grande volume de informações.
Quando há uma falha em algum elemento de rede ou servidor, as aplicações são impactadas gerando impacto ao município.
Dito isso, a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação desde que foi criada busca melhorar os recursos tecnológicos dando suporte para as aplicações do município que requerem uma série de meios de TI (rede, servidores, armazenamento, virtualização, banco de dados e middleware). Algumas ações na área de infraestrutura:
- Restruturação do parque de redes físicas com controle de ativos;
- Bloqueio full de tráfego pemissionando por níveis, conforme categorias configuradas no Firewall;
- Ferramentas e normatização dos acessos remotos, possibilitando o trabalho durante a pandemia;
- Ferramenta exclusiva para Backup com cópia em storage e fita com retenção GFS – Velocidade no restore em caso de sinistro;
- Ambiente de servidores virtualizados com licença de uso;
- Controle de AD – Active Directory;
- File Server – Servidor de arquivo modelo DFS ;
- Print Server e Scan Server;
- Proxy DNS;
- Rede de Fibra óptica: Instalação de Fibra nas Escolas e nos postos de Saúde, aumentando a conectividade.
- Transformação na rede de forma estrelar para forma anelar, proporcionando redundância nos canais de comunicação.
A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação preocupa-se em aplicar a característica estática da infraestrutura de TI onde é mantido o ciclo de vida em tempo de garantia dos principais elementos de infraestrutura como Computadores, servidores, storages ou elementos de redes físicas e lógicas, reduzindo tempestivamente o risco de falha e indisponibilidade para os serviços.