Passada a euforia da Black Friday, o Procon de Cachoeiro orienta consumidores que tiveram problemas com compras ou identificaram irregularidades nas ofertas da data promocional.
Em primeiro lugar, o órgão lembra que o preço promocional não anula os direitos do consumidor. Se teve algum problema na compra, reclame: a loja tem que responder e resolver em até cinco dias.
Se o consumidor acompanhou a evolução de preços em um estabelecimento nos dias que antecederam a Black Friday, constatando que houve um aumento dos valores na véspera, para simulação de descontos na data, pode ser feita uma denúncia ao Procon.
No caso de compra on-line, se o site da loja ficou instável ou o preço mudou durante a compra, é possível registrar reclamação na empresa, desde que se possa comprovar o problema – por meio de capturas de tela, por exemplo.
Para quem comprou pela internet e ainda aguarda a chegada do produto, os problemas ainda podem se revelar.
E se o produto vier danificado? O Procon lembra que é garantida a troca da mercadoria; examine e teste, assim que chegar, para notar quaisquer problemas. Caso o produto venha danificado, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento.
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega, inclusive por motivo de arrependimento.
O consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito. A empresa deve estornar 100% do valor eventualmente pago, incluindo frete.
E se a entrega demorar? O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon de Cachoeiro. O órgão funciona na rua Bernardo Horta, 204, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.