A Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro.
Por meio desta parceria, serão desenvolvidas soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC), traduzidas por aplicativos para celulares e sistemas para computadores, que possam facilitar a vida do cidadão cachoeirense na sua rotina diária.
Com base em pesquisas a serem feitas junto a diferentes setores da prefeitura e, também, a cidadãos, a Dataci definirá as áreas de desenvolvimento, de modo que as futuras soluções possam atender às necessidades e expectativas da população. Já foram realizadas reuniões entre as equipes de ambas as instituições, com o objetivo de criar o cronograma de trabalho a ser seguido.
O primeiro produto que se resultará dessa parceria é o aplicativo para celulares educ@ci, que permitirá aos gestores, professores e alunos das escolas municipais acessarem informações como desempenho escolar, frequência, horário de aulas e grade de disciplinas, entre outros conteúdos.
Os produtos desenvolvidos a partir do convênio não serão alvo de proteção intelectual, transformando-se em ferramentas de domínio público que poderão ser utilizadas, após realizadas as devidas customizações, por prefeituras de outros municípios capixabas e até de outros estados.
A contrapartida a ser dada pelo município pelo desenvolvimento das ferramentas tecnológicas desenvolvidas por professores e alunos do Ifes será a concessão de vagas para estágios para os estudantes.
O documento que sacramentou o acordo foi assinado, no último dia 23, pelo presidente da companhia, Carlos Henrique Salgado, e pelo diretor-geral do Ifes Campus Cachoeiro, Edson Maciel Peixoto.
“Todo avanço nas tecnologias de informação e comunicação trazem grandes impactos, alterando o tempo e espaço nos mecanismos tradicionais”, destacou Salgado.
Para o diretor de Gestão da Dataci, Marcelo Vivacqua, esta ação ratifica o compromisso da companhia em elaborar soluções inovadoras para o cidadão cachoeirense.
“A criação de conexões com diversos atores do ecossistema não somente de Cachoeiro mas também de outros municípios, como a prefeitura de Vitória, é uma premissa básica da inovação, visto que ninguém detém todas as competências necessárias à solução dos problemas”, explicou Vivacqua.
Para Marcelo Cornélio, diretor de Tecnologia de Informação, a função desta parceria é produzir e trazer desenvolvimento tecnológico para o município.
“Este é um momento muito especial para a Dataci, porque entendemos que o conhecimento é capaz de transformar realidades, práticas e experiências. Quanto mais forças somarmos em conjunto para atingir esse objetivo, assim faremos”, disse Cornélio.