Alunos de cinco escolas municipais de Cachoeiro concluíram, na última semana, sua participação no projeto Jovens Empreendedores.
A conclusão das atividades, iniciadas em maio, foi marcada pela realização de feiras nas escolas, para apresentação dos produtos que desenvolveram a partir do aprendido, nas aulas de empreendedorismo, na área de artesanato sustentável.
Pulseiras, brincos, colares, panos de prato, papéis reciclados, sabonetes artesanais e vasos de plantas, feitos com materiais recicláveis, foram algumas das peças que os alunos apresentaram a colegas e comunidades locais.
O projeto Jovens Empreendedores envolveu 420 alunos das turmas de 7º ano do ensino fundamental das escolas “Galdino Theodoro da Silva”, “Jenny Guardia”, “Monteiro Lobato”, “Luiz Marques Pinto” e “Profa. Gércia Ferreira Guimarães”.
A iniciativa faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, no município, e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), bem como do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
O objetivo é trabalhar o empreendedorismo, priorizando a valorização do indivíduo como protagonista de suas ações e de seu desenvolvimento, colocando em evidência sua criatividade e sua construção de ideias e pensamentos; buscando, ainda, auxiliar na formação de indivíduos críticos, autônomos, criadores e empreendedores.
“A educação empreendedora contribui para desenvolver e capacitar os cidadãos. Os alunos participantes foram incentivados a exercitar a criatividade e a trabalhar de forma coletiva na criação de um produto, de um negócio. Esperamos ter despertado neles o espírito empreendedor”, avalia a secretária municipal interina de Desenvolvimento Econômico, Andressa Colombiano.
Para a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, as atividades deram aos alunos oportunidade de desenvolver liderança e as capacidades de ouvir os colegas e tomar decisões. “O desenvolvimento de habilidades empreendedoras ajuda os alunos a analisar problemas, propor soluções inovadoras e, no futuro, crescer profissionalmente, seja criando seu próprio negócio ou dentro de uma empresa”, afirma.
Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora apresenta um conjunto de medidas concretas para melhorar o ambiente de negócios no município. As ações são realizadas dentro de nove eixos: Gestão Pública Empreendedora; Desburocratização; Compras Governamentais; Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Sala do Empreendedor e Projetos Especiais.
Planejadas em parceria com o Sebrae-ES, as ações buscam redução da burocracia para os empreendedores e incentivos ao empreendedorismo, à inovação e à geração de emprego e renda.