Na próxima semana, os moradores de Cachoeiro terão oportunidade de contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD), apontando locais que precisam de melhorias no sistema de escoamento de águas da chuva.
De terça (9) a quinta-feira (11), a Prefeitura e o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo realizarão três seminários virtuais para ouvir a população sobre o tema.
Os encontros ocorrerão por meio da plataforma Zoom e os links para participação estão disponíveis no endereço bit.ly/seminariocachoeiro – confira abaixo o cronograma e os horários dos seminários.
O principal objetivo da ação é promover um espaço de escuta e sistematização das contribuições da comunidade para a elaboração dos diagnósticos técnicos, de modo a complementar as informações do ponto de vista dos moradores que conhecem as reais demandas na política de saneamento do município.
Sobre o PMD
O Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas tem por objetivo auxiliar o município de Cachoeiro de Itapemirim a planejar suas ações de micro e macrodrenagem, de forma a evitar problemas futuros com alagamentos e enchentes.
O desenvolvimento do PMD partirá de um diagnóstico da situação da drenagem do município, etapa seguida pela confecção de cenários e pela proposição de programa, projetos e ações para melhorias do serviço.
Para facilitar o acesso aos documentos gerados em cada etapa do PMD, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os disponibiliza em sua página no site www.cachoeiro.es.gov.br.
Cronograma dos encontros virtuais
9 de agosto (terça-feira) – Construção Coletiva dos Pontos e Trechos que Sofrem com Inundações e Alagamentos. Horário: 19h às 21h.
10 de agosto (quarta-feira) – Percepção Popular Sobre o Comprometimento do Sistema de Drenagem Urbana Devido à Expansão Urbana e Uso do Solo. Horário: 19h às 21h.
11 de agosto (quinta-feira) – Aspirações e Anseios Populares Quanto à Solução dos Problemas de Inundação, Alagamento e Uso e Ocupação do Território. Horário: 19h às 21h.