A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), preparou uma série de atividades em alusão à campanha Maio Laranja, com foco no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Ao longo de todo o mês, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizará uma série de atividades com rodas de conversa e atividades lúdicas e visuais.
O público-alvo é formado pelos usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que realiza, em Cachoeiro, o acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos.
Além disso, no dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma ação noturna em hotéis e postos de gasolina do município, visando à conscientização sobre o tema da campanha. A iniciativa contará com a participação de técnicos do Creas/Paefi, do Espaço Vida e do Conselho Tutelar.
“Todos os dias, crianças e adolescentes vivenciam diversas formas de violência nos ambientes em que estão inseridos. Nossa proposta, com a adesão a essa campanha, é atuar na prevenção do abuso e da exploração sexual, alertando, principalmente, as vítimas que, em sua grande maioria, não têm a percepção do que seja abuso sexual. Essa é uma causa que necessita de um esforço conjunto entre poder público e sociedade, para que possamos atuar, juntos, no enfrentamento a esse crime abominável”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.
Atenção à criança vítima de violência em Cachoeiro
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cachoeiro está sempre de portas abertas para acolher vítimas desse tipo de violência e suas famílias.
Localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro (próximo à Casa dos Braga), a unidade conta com equipe qualificada para prestar atendimento Interdisciplinar e fazer os acompanhamentos e encaminhamentos dos casos, em ação articulada à rede de proteção socioassistencial.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Creas atende às demandas espontâneas das famílias e, também, àquelas encaminhadas por diversas instituições, incluindo Ministério Público, Conselho Tutelar, Delegacia e Disque 100.
Presenciou uma criança em situação de risco? Denuncie!
Em caso de presenciar uma criança ou adolescente em situação de risco ou, até mesmo, suspeita, o cidadão pode realizar uma denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.
A denúncia pode ser feita, também, via Polícia Militar, pelo número 190; Polícia Rodoviária Federal, pelo 191, ou diretamente nas delegacias do município. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.
Programação de atividades no Creas
— 11 e 25 de maio – grupo de mulheres. Tema: Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad). Atividades: rodas de conversa, apresentação da Cartilha relacionada ao tema, atividades visuais e outras.
— 23 de maio – grupo com crianças. Tema: Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad). Atividades lúdicas/visuais/pedagógicas e brincadeiras.
— 13 e 27 de maio – grupo com adolescentes. Tema: Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad). Atividades: rodas de conversa, dinâmicas, atividades visuais e outras.
— 18 de maio – grupo com as famílias. Tema: Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) – Atividades: dinâmica participativa com os membros da família, atividades visuais e outras.