Tijuca recebe ônibus da Saúde e Pé de Livros nesta quarta (21)

Consultório móvel da prefeitura estará na localidade das 8h às 15h

Dois projetos itinerantes da prefeitura de Cachoeiro visitam a localidade de Tijuca nesta quarta-feira (21) para levar serviços à comunidade. São eles o Cachoeiro + Saúde e o Pé de Livros.

Por meio da primeira iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai oferecer aos moradores da região consultas com clínico geral e com dentista, além de antropometria (que tira medidas do paciente para acompanhamento), aferição de pressão arterial e de glicemia e testes rápidos capazes de detectar hepatites B e C, sífilis e aids.

A equipe realiza o atendimento com o suporte de um ônibus especialmente adaptado para funcionar como um consultório móvel, que ficará próximo à escola da localidade das 8h às 15h.

O objetivo do projeto, lançado no ano passado, é facilitar o acesso de moradores de regiões mais distantes de unidades de saúde a esses serviços, bem como garantir atendimento quinzenal a pessoas em situação de rua na região central da cidade.

Já o Pé de Livros é uma ação das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma) que mobiliza moradores de Cachoeiro e de cidades vizinhas para a Bienal Rubem Braga 2018, a ser realizada na Praça de Fátima, de 15 a 20 de maio.

Às 9h, o projeto vai levar atividades de leitura, contação de histórias e informações sobre a feira literária aos alunos da escola municipal de Tijuca.

Desde 2017 o Pé de Livros percorre praças, unidades de ensino e outros espaços públicos com a missão de incentivar a prática da leitura, principalmente entre crianças e jovens, e  divulgar a sétima edição da Bienal.