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Disciplinas eletivas vão enriquecer atividades nas escolas de tempo integral

A Secretaria de Educação de Cachoeiro implantou, nessas unidades, o modelo pedagógico Escola da Escolha

Nesta quarta-feira (20), em Cachoeiro, as escolas municipais Julieta Deps Tallon, do bairro Zumbi, e Athayr Cagnin, no Abelardo Machado, voltaram às aulas com novidades para seus 500 alunos. Além das matérias do currículo convencional, eles agora podem optar por disciplinas eletivas.

Isso porque ambas as unidades – inseridas no sistema de tempo integral pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) – começaram a funcionar com jornada estendida, das 7h30 às 16h30, sob modelo pedagógico inovador em redes municipais de ensino do Espírito Santo.

É a metodologia “Escola da Escolha”, adotada em mais de 1.300 escolas no país e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional.

De caráter essencialmente prático, as disciplinas eletivas serão semestrais (cursadas em duas aulas sequenciadas por semana) e integrarão mais de um componente curricular. Os estudantes as escolherão a partir de um ‘cardápio’ de temas propostos por eles próprios e por professores.

O encerramento de cada semestre se dará por meio das chamadas culminâncias, atividades nas quais será apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nessas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.

Nomes criativos e atrativos

Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, as disciplinas eletivas vão ganhar nomes criativos e atrativos. Já utilizado em unidades de ensino de outros estados que adotaram a “Escola da Escolha”, um exemplo é o título “Qual é o doce mais doce do que o doce da batata doce?”.

Ao envolver as matérias de língua portuguesa e matemática, a aula explora os trava-línguas da cultura popular infantil e trabalha noções de quantidade, peso e medidas em texto de receita doce. Uma de suas culminâncias pode ser um festival de trava-línguas com doce desse legume.

Orientações detalhadas

Na próxima semana, já a partir de segunda-feira (25), profissionais das duas escolas municipais vão orientar seus estudantes, detalhadamente, a respeito do funcionamento do novo modelo pedagógico, explicando como eles poderão escolher as disciplinas eletivas.

“Essa metodologia é um marco na história da educação pública de Cachoeiro. Temos as melhores expectativas, portanto. Trata-se de um movimento que trará para nossos alunos uma aprendizagem mais significativa, pois eles serão protagonistas na construção de seus próprios saberes”, avalia Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Gestora da unidade de ensino Athayr Cagnin, Adriana Fraga destaca que o novo modelo dá ênfase ao aluno como condutor de sua história. “O objetivo é formar jovens autônomos, solidários e competentes. E a centralidade da escola, hoje, passa a ser o estudante e seu projeto de vida”, completa ela.

Formação de profissionais

O começo das aulas em ambas as escolas somente nesta semana se deve à preparação de seus gestores, pedagogos e articuladores de aprendizagem.

Desde 5 de fevereiro (data de início do ano letivo na maioria das escolas municipais), eles trabalharam no planejamento das atividades sob instrução de formadores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, e do ES em Ação, de Vitória, e Movimento Empresarial Sul Capixaba (Messes), entidades com as quais a Secretaria Municipal de Educação firmou acordo de cooperação para implantar o novo modelo pedagógico.

As atividades com gestores e pedagogos foram promovidas no Centro de Referência, Pesquisa Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb), em Morro Grande. Paralelamente, os professores das duas escolas aprofundaram conhecimentos sobre a nova metodologia.

A preparação das duas unidades de ensino incluiu, também, a revitalização e ressignificação de espaços dos prédios para possibilitar a realização de atividades pedagógicas com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências e habilidades.

“Estamos felizes com a formação pela qual passaram os profissionais que vão atuar com o novo modelo pedagógico. Eles estão empenhados em fazer o melhor”, finaliza a secretária Cristina Lens.