A Black Friday é uma data na qual se promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas. É uma tradição de muitos anos, iniciada nos Estados Unidos, que ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro (este ano, 26 de novembro), logo após o feriado de Ação de Graças – e que se espalhou pelo mundo. Ela marca o início do período de compras de fim de ano.
Neste dia, é muito comum que haja grandes descontos, pois é uma oportunidade para os lojistas renovarem seus estoques e para as pessoas fazerem bons negócios. Por isso, é muito importante seguir algumas dicas antes de ir às compras, sobretudo nas comercializações pela internet, para não cair em cilada.
O Procon de Cachoeiro separou sete passos fundamentais para os consumidores realizarem suas compras, livres de dores de cabeça. “Independente de Black Friday, é de suma importância pesquisar preços e exigir a nota fiscal, uma vez que ela é a garantia de sua compra e serve como prova, caso haja problemas”, alerta o coordenador executivo do órgão, Fabiano Pimentel.
Veja as dicas:
Confira os preços fora de promoção. Quando se trata de preço, não tem jeito: é preciso comparar. Especialmente nas compras de Black Friday, todo cuidado é pouco, uma vez que algumas lojas fazem uma espécie de maquiagem nos descontos de seus produtos. Para não ser enganado, pesquise o quanto antes os valores dos produtos que você pretende comprar, veja qual é a média de preço desses produtos ao longo do ano a fim de se certificar de que os descontos das lojas estão de acordo com os anúncios divulgados.
Investigue a origem da loja. Os consumidores estão sujeitos a serem prejudicados de alguma maneira ao comprar pela internet. Tais prejuízos incluem desde o recebimento da mercadoria errada até a não entrega do produto adquirido. Para evitar problemas, pesquise sobre a procedência da loja e veja se ela já recebeu avaliações de outros clientes. Acesse, por exemplo, a página da marca no Facebook ou no Reclame Aqui e veja se há avaliações positivas, conferindo o que tem sido falado sobre a experiência de compra de forma geral. Observe também a presença de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa jurídica) na página e consulte o número no site da Receita Federal para descobrir se o registro condiz com a loja.
Tenha cuidado ao inserir dados on-line. Só insira os dados do seu cartão e suas informações pessoais se o endereço do site começar com https://. Além disso, veja se o símbolo de um cadeado aparece ao lado da barra de endereços do navegador, indicando que o site é seguro. Esses detalhes mostram que ele tem um checkout (caixa virtual), o que garante a proteção das suas informações.
Estude as formas de cancelamento. Não ter esse cuidado pode causar dor de cabeça no futuro, caso se arrependa da aquisição ou veja que o produto ou serviço não corresponde ao esperado. Para não correr esse risco, verifique a política de cancelamento antes de efetuar o pagamento da compra. Veja o prazo dentro do qual você pode desistir da compra, o que precisa fazer para cancelar e em quanto tempo se dá o reembolso, por exemplo.
Prefira pagar com cartão de crédito. Em geral, prefira usar cartão de crédito na hora de pagar suas despesas na Black Friday. Além da praticidade, o cartão é mais seguro: você tem meios de cancelar a despesa e pode recorrer à sua operadora para fugir de prejuízos se houver problemas com a loja ou se você for vítima de um golpe. Boletos, transferências e depósitos bancários apresentam dificuldades na hora de reparar o prejuízo.
Documente a oferta e sua compra por meio de capturas de tela. Você pode documentar a página do produto – mostrando as informações que foram apresentadas a você – e usar as imagens como uma evidência, caso existam problemas. O mesmo vale para material promocional que exibe uma oferta ou produto. Essa documentação é fundamental se você precisar contestar uma cobrança indevida ou alguma irregularidade na forma como um site apresenta uma oferta com um valor, mas depois aplica outro preço mais alto na hora de pagar, por exemplo.
Faça uma comparação de preços. Use comparadores de preço para ver o valor do mesmo produto ou serviço também em lojas diferentes. Para garantir o melhor preço e manter os gastos sob controle, não se esqueça de, além do preço do produto, considerar outras taxas, como frete, além de possíveis descontos oferecidos pelas lojas com o uso de cupons.
O consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon de Cachoeiro, que funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h, na rua Bernardo Horta, número 204/210, bairro Maria Ortiz. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5262.