A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia, na sexta-feira (12), uma campanha de combate à tuberculose, em alusão ao dia nacional de prevenção da doença, que é comemorado no em 17 de novembro.
A ação é o resultado de um esforço conjunto entre o Programa Municipal de Combate à Tuberculose e as equipes de Saúde da Família, que irão realizar atendimentos e orientações à população sobre como se prevenir e identificar a doença.
Durante toda a campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão atendimento especial, coleta de escarro para exame de detecção da tuberculose, rodas de conversas e palestras. Também estão previstas ações de conscientização em vias públicas, com panfletagem.
“A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta, principalmente, a população adulta e possui uma taxa de mortalidade considerável. É muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença, para, se for o caso, procurar ajuda médica”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
Sinais e sintomas da tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. Segundo a Semus, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no ano de 2020, foram diagnosticados 113 casos de tuberculose.
Entre os sintomas mais comuns estão a tosse por mais de 3 semanas, que pode ser acompanhada de emagrecimento; febre à tarde; suor noturno; perda de apetite e cansaço. Muitas vezes, os sintomas da tuberculose são confundidos com o da gripe, pneumonia ou covid-19.
O tratamento é feito com antibióticos, e tem duração de, no mínimo, seis meses. É importante que o paciente siga à risca o cronograma de tratamento para que o organismo não crie resistências à doença.
Confira a programação da campanha
12 de novembro (sexta-feira)
UBS Amaral – 13h – Capacitação da equipe sobre o tema e sala de espera ao público presente.
UBS Abelardo Machado – 8h – Roda de conversa e panfletagem no bairro.
17 de novembro (quarta-feira)
UBS Alto União – 7h30 – Teatro abordando o tema “combate à tuberculose”.
UBS Amaral – 8h às 15h – Capacitação da equipe sobre o tema da campanha e sala de espera ao público presente.
18 de novembro (quinta-feira)
UBS Zumbi – 8h – Sala de espera e coleta de material para exame de baciloscopia de sintomáticos respiratórios.
19 de novembro (sexta-feira)
UBS Novo Parque – 8h30 – Sala de espera sobre medicações de combate à Tuberculose.
25 de novembro (quinta-feira)
UBS Village da Luz – 13h – Panfletagem na comunidade.
29 de novembro (segunda-feira)
UBS Paraíso – 13h – Palestra sobre o tema da campanha.