A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dará continuidade, no próximo sábado (23), ao Dia D de vacinação antirrábica, visando à manutenção do controle do ciclo de transmissão da raiva no âmbito municipal. Serão vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de vida.
A ação contará com mais de 25 pontos de vacinação espalhados pela cidade – veja lista abaixo – e acontecerá das 8h às 16h.
A Semus reforça que os animais deverão ser acompanhados por tutores maiores de 18 anos, que precisarão apresentar documento pessoal com foto e o cartão de vacina do bichinho; caso não tenha, o documento será providenciado no momento da vacinação.
A raiva animal é uma doença viral, que acomete diversos animais e, também, o homem. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, dificuldades para engolir, salivação espumosa e esbranquiçada em excesso e escaladas de agressividade. A letalidade da doença é de quase 100%.
“Estamos engajados nesta campanha. A raiva é uma doença perigosa, já controlada em território nacional graças à vacinação. Então, não podemos baixar a guarda. É muito importante que todos os tutores levem seus animais de estimação, ainda não imunizados neste ano, para receber a vacina antirrábica”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
Vacinação também ocorre na UVZ
A aplicação da vacina antirrábica também é realizada na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica localizada na avenida Frederico Augusto Coser, sem número, bairro Aeroporto (antigo CCZ). O atendimento é gratuito, feito de segunda a sexta, das 7h às 16h, dentro de todas as normas sanitárias, inclusive, com atenção à prevenção da infecção pelo novo coronavírus, por isso, o uso de máscara é obrigatório.
Mais de 17 mil pets já vacinados
A campanha de vacinação antirrábica teve início no último mês de agosto e já imunizou 17.047 animais – sendo 13.659 deles cães e 3.388 gatos. A campanha contou, também, com ações no interior e nas sedes de distritos, com pontos de vacinação itinerantes, para alcançar comunidades mais afastadas.
No último sábado (16), primeira etapa do Dia D de vacinação antirrábica, as equipes da Semus disponibilizaram mais de 30 pontos de vacinação e aplicaram o imunizante em 7.144 animais.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do município, Fábio Gava, a campanha do Dia D tem, por objetivo, facilitar o acesso da população à vacina antirrábica. “Planejamos esta campanha para garantir que toda a população tenha a oportunidade de vacinar seus animais de estimação”, afirma.
Locais de vacinação no dia 23/10
Aeroporto – Escola Hosana Salles
Aeroporto II – Unidade de Vigilância De Zoonoses
Agostinho Simonato – Unidade de Saúde e Igreja Católica Santa Terezinha
Alto Coramara – Escola Municipal Prof. Deusdedit Baptista
Alto Eucalipto – Escola Municipal Governador Eurico Vieira de Resende
Alto Zumbi – Igreja Católica Sant’Ana
Basileia – Praça Abel Santana
Boa Vista – Unidade de Saúde
Campo Leopoldina – Igreja Católica Santo Ezequiel Moreno
Coramara – Emeb Coramara
Gilson Carone – Unidade Básica de Saúde e Residencial Otílio Roncetti
Jardim Itapemirim – Emeb Galdino Teodoro da Silva
Luiz Tinoco da Fonseca – Unidade de Saúde
Marbrasa – Igreja Católica São José
Monte Cristo – Conselho Tutelar
Nova Brasília – Ginásio Municipal de Esportes
Parque Laranjeiras – Escola Municipal Profª Lucília Araújo Moreira
Otton Marins – Quadra de esporte/Unidade de Saúde e escola Rotary
Recanto – Centro Cultural Mestre Salatiel e Sindimunicipal
R. Pinto Bandeira – Quadra/Associação de Moradores
São Francisco De Assis – Escola Municipal São Francisco de Assis
São Lucas – Associação de Moradores
Teixeira Leite – Escola Elísio Cortes Imperial/Igreja
Valão – Unidade de Saúde
Vila Rica – Quadra/Associação de. Moradores/Unidade de Saúde
Waldir Furtado Amorim – Unidade de Saúde
Zumbi – Escola Municipal Julieta Deps Tallon