A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começará na segunda-feira (23), de forma antecipada. Em Cachoeiro, as doses estarão disponíveis em 32 unidades básicas de saúde (UBS), na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha, bairro Ferroviários), na Ilha da Luz (antiga escola municipal) e em mais dois locais definidos recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde: praça Jerônimo Monteiro e Parque de Exposições do Aeroporto.
O foco inicial da campanha é o público idoso. Em todos os locais, a vacinação ocorrerá de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h – exceto na Ilha da Luz, onde será das 8h às 12h.
Além disso, na Ilha da Luz, no Parque de Exposições, na Zilma Coelho Pinto e nas unidades dos bairros IBC e Novo Parque, haverá a possibilidade de solicitar que um profissional de saúde aplique a vacina com o paciente dentro do carro (drive thru). Isso evitará que idosos que tenham dificuldade de locomoção precisem caminhar, e, também, que haja aglomerações nas unidades.
Outra opção é marcar o dia e horário da vacinação por meio do site Agendamento Online, no portal da Prefeitura (cachoeiro.es.gov.br). Há dez unidades básicas de saúde no município que permitem a marcação pela internet.
Caso o usuário esteja gripado, com febre ou com sintomas respiratórios, é indicado que não procure a unidade de saúde neste momento para se vacinar. É necessário aguardar os 14 dias de isolamento respiratório para, em seguida, fazer a vacinação. Na próxima semana, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) farão atendimentos domiciliares.
Antecipação e divisão por etapas
A vacinação contra influenza foi antecipada pelo governo federal devido à pandemia do novo coronavírus. A dose contra a gripe não imuniza a população contra o Covid-19, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.
Serão três etapas. A primeira, que será iniciada na segunda-feira, abrangerá idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa começará no dia 16 de abril, e incluirá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presidiários e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
“Vamos imunizar a população mais vulnerável tomando todos os cuidados para não colocar ninguém em risco. É importante que a população fique atenta às datas e compareça à unidade de saúde mais próxima para se vacinar, pois devemos tomar as medidas para facilitar o diagnóstico de doenças e evitar a propagação. Entretanto, quem tiver dificuldades para comparecer, pode ficar tranquilo, pois iremos atender a cada um de acordo com suas necessidades”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Sem vacinação no PPG
A vacina contra gripe não será disponibilizada na sala de vacinação do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, que ofertará apenas as vacinas de rotina. Trata-se de uma medida de prevenção para os idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, uma vez que o PPG é um dos locais que fazem parte do fluxograma de atendimento de casos suspeitos da doença.
Confira os locais de vacinação:
Escola Municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha)
Pavilhão da Ilha da Luz (antiga escola)
Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (Aeroporto)
Praça Jerônimo Monteiro
UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS Otton Marins
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Gilson Carone
UBS Novo Parque
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Paraíso
Interior
UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todos os locais, exceto na Ilha Luz, onde ocorrerá das 8h às 12h.
Obs.: A vacinação ocorrerá uma vez por semana nas UBS que não possuem sala de vacina: Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Recanto, Vila Rica, Coutinho, São Vicente, Monte Verde e Gironda.
Orientações de prevenção ao novo coronavírus:
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.