Na segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) de Cachoeiro, por meio da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), da Guarda Civil Municipal (GCM), dará início à campanha “Volta às aulas com segurança”.
A campanha consiste em visitas periódicas da Rope a escolas municipais, com realização de palestras preventivas para alunos e panfletagem na porta das unidades, para que os pais também recebam orientações relacionadas à segurança.
Os responsáveis serão instruídos, por exemplo, a ensinar os estudantes a acionar as forças de segurança, em situações de risco. Evitar pontos com pouca movimentação e não andar com aparelho celular ou carteira em mãos no caminho para a escola são algumas das dicas para os alunos.
Para as escolas, uma das orientações é para que os funcionários sempre avisem os pais ou responsáveis sobre mudanças de horários nas atividades dos alunos.
“A prevenção é uma importante ferramenta no combate à insegurança vivida em nossos dias. Com as ações do poder público e o envolvimento dos professores, pais e alunos, pretendemos trazer mais tranquilidade para todos, sobretudo, na volta às aulas”, afirma o subsecretário de Segurança, Athos Alves.
Dicas de segurança:
I- Pais:
- Evitem mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro à criança, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades da escola.
- Não é recomendável deixar que a criança carregue qualquer objeto de valor para a escola, como celular, para não atrair a ação de criminosos.
- Ensinem para seu filho o nome completo dele, endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis, além de anotá-los em uma caderneta junto com o material escolar.
- Conheçam os horários de entrada e saída e o caminho que seu filho percorre para ir e voltar da escola.
- É importante terem o contato de telefone dos colegas e pais, pois, caso seja necessário, terão como buscar informações.
- Orientem os alunos, caso se sintam perdidos, assustados ou ameaçados; liguem para emergência (190 ou 153) e solicitem a Guarda Civil Municipal e Ronda Escolar.
- O estudante também deve ser orientado a evitar contato com pessoas estranhas e a não aceitar caronas de desconhecidos, para não colocar a própria vida em risco.
II- Escola:
- A instituição deve estar atenta à segurança dentro e fora da escola, observando pessoas suspeitas nas proximidades que possam abordar algum estudante.
- É importante que os funcionários orientem e cuidem dos alunos, pois os arredores da escola são locais que também estão sujeitos a assaltos, acidentes e situações de risco.
III- Aluno:
- Evite ir sozinho para a escola, se não puder ir com pais ou responsáveis, procure andar em grupo. Se possível, combine com colegas ou vizinhos que façam o mesmo caminho e escolha sempre o trajeto mais seguro e movimentado.
- Procure andar sempre na calçada e atravessar na faixa de pedestres. Olhe atentamente para os dois lados e preste atenção nas cores do semáforo.
- Não aceite carona, alimentos ou presentes de estranhos. Só aceite carona no caso de estar previamente avisado e autorizado pelos pais ou responsáveis. Caso a pessoa insista, peça socorro.