Notícias

Integração

Grêmios de escolas municipais trocam experiências em evento

Estudantes de quinze escolas participam do encontro promovido nesta semana
Foto: Divulgação/PMCI

Na tarde dessa terça-feira (26), as secretarias municipais de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Social (Semdes), de Cachoeiro de Itapemirim, promoveram o IV Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Educação. O evento aconteceu na escola “Zilma Coelho Pinto” e contou com a presença de estudantes de 15 escolas da rede municipal de ensino.

Os alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, que compõem as agremiações das unidades, puderam apreciar uma palestra que contou a história e a importância dos grêmios estudantis, com os objetivos de inspirar e de incentivar a gestão dos mesmos. Além disso, eles também curtiram uma oficina, dinâmica e interativa, sobre oratória e comunicação, que foi proferida por Ramon Barros.

O evento foi bem recebido pelos alunos. É o que conta Geovane Cordeiro, presidente do grêmio da escola “Jácomo Silotti”. “Essa é uma oportunidade para a gente aprender uns com os outros, através de exemplos e de ideias trocadas. Estamos empolgados com que acontece, por meio do grêmio, na nossa escola”. Ele conta, ainda, que a agremiação tem buscado, inclusive, melhorias na estrutura dos banheiros da unidade.

“Esse encontro nos proporciona troca de experiência. Nós podemos conversar com outros alunos e alinhar ideias e propostas. Na nossa escola, já estamos movendo ações de melhorias, com as quais pretendemos envolver todos os alunos”, reforça a presidente da agremiação da escola “Anísio Vieira de Almeida Ramos”, Yasmim Amaral Rangel.

Participaram do encontro alunos das escolas “Anacleto Ramos”, “Anísio Ramos”, “Galdino Theodoro”, “Jacomo Silotti”, “Jenny Guardia”, “Luiz Marques Pinto”, “Luiz Semprini”, “Maria das Dores”, “Monteiro Lobato”, “Deusdedit Baptista”, “Florisbelo Neves”, “Pedro Estellita”, “Valdy Freitas”, “Gércia Ferreira Guimarães” e “São Vicente”. Iniciado em 2017, o projeto de formação de grêmios estudantis visa encorajar a participação ativa dos estudantes nos projetos, atividades e ações educacionais, possibilitando uma gestão escolar mais democrática.

“Este é um movimento muito importante, porque por meio dele, os alunos enfocam propostas que melhorem a vida dos estudantes e da escola. O melhor é que isso parte da iniciativa dos próprios discentes. O grêmio concede o aprendizado de liderança e a relevância do aluno no contexto escolar e social”, declara a gestora da escola municipal “Luiz Semprini”, Soraya de Sousa Campos Gava.

Presente na ocasião, a secretaria municipal de Educação, Cristina Lens, ressaltou o interesse e a relevância das agremiações para o funcionamento escolar. “Estamos felizes pela volta dos grêmios, visto que era uma demanda da gestão atual. Acreditamos muito na força da democracia e na capacidade de inclusão de ideias e melhorias, vindas por parte dos alunos. Afinal, são eles os protagonistas do saber. Os grêmios dão oportunidade para que as vozes dos estudantes sejam ouvidas”, completa.

“Proporcionar aprendizado, liderança, voz e vez. Essa é a função dos grêmios e ficamos felizes em ver o empenho dos alunos com essa ação. Além de envolvê-los mais no processo de ensino- aprendizagem, a iniciativa também ensina sobre solidariedade e união”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social do município, Maria Aparecida Stulzer.

Greminhos

Neste ano, a Prefeitura de Cachoeiro também incentivou a formação de agremiações de estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano). A posse dos primeiros 18 ‘greminhos’ foi realizada no início deste mês. Em 2020, Seme e Semdes querem levar a iniciativa às unidades de educação infantil.