A partir do próximo ano, a escola municipal “São Francisco de Assis”, localizada no bairro de mesmo nome, em Cachoeiro, funcionará de acordo com o modelo de educação de tempo integral Escola da Escolha, adotado em várias regiões do país e reconhecido, por especialistas, pela sua eficácia.
Nessa modalidade, já implantada nas escolas “Julieta Deps Tallon” e “Prof. Athayr Cagnin”, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são atendidos com jornada escolar ampliada, que vai das 7h às 16h30, a partir de uma metodologia centrada no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes.
Para a implantação, estão sendo preparados, na unidade de ensino, ambientes específicos para as atividades educacionais estabelecidas pelo novo método, como ateliês criativos e brinquedoteca.
Além disso, a escola recebe uma série de melhorias na estrutura, como pintura geral; reforma de banheiros, da cobertura, da parte elétrica do prédio (lâmpadas e ventiladores) e da quadra esportiva; reparo nos muros; portões; rede de esgoto e construção de nova calçada.
“Estamos preparando a ‘São Francisco de Assis’ para essa nova fase. Além das intervenções nas instalações, faremos um intenso trabalho de formação da equipe de profissionais da escola, com foco na implantação dessa metodologia, que prima pelo desenvolvimento integral do aluno”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Os alunos que já estudam na unidade e cursarão o 2º, 3º, 4º ou 5º anos em 2020 foram rematriculados nesta semana. As vagas para o 1º ano serão preenchidas por crianças egressas de pré-escolas (educação infantil) da mesma região geoescolar.
Expansão da Educação de Tempo Integral
A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade idealizadora da metodologia.
Com a adesão a essa modalidade, o município busca a expansão e qualificação da oferta de Educação de Tempo Integral na Rede Municipal, prevista no Plano Municipal de Educação (PME). Para 2020, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é a de implantar o sistema em mais duas escolas – sendo uma delas a “São Francisco de Assis” e a outra a ser definida.
Escola da Escolha
Na Escola da Escolha, além das disciplinas do currículo convencional, os alunos têm liberdade para escolha de atividades (disciplinas eletivas). No encerramento das atividades de cada semestre, nas chamadas culminâncias, os alunos apresentam à comunidade escolar o que foi produzido nas aulas, como: maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.