Cento e vinte e cinco pedagogos que atuam na educação infantil e no ensino fundamental nas escolas municipais de Cachoeiro concluíram, nesta semana, a formação continuada “Construção de saberes e práticas no cotidiano escolar”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o início do ano letivo.
Os encontros finais aconteceram na segunda (11) e nesta
terça-feira (12), no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e
Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu
Cardoso” (Cecapeb).
Foram ministrados pela professora
de matemática e ciências, Cleite Kelly Tirelo Fernandes Siloti, que
possui especialização em Matemática, Psicopedagogia e Educação
Especial e falou sobre experiências das ações vivenciadas nas
escolas municipais.
Os pedagogos participaram de outros seis encontros durante a formação. Neles, foram abordadas temáticas como: estudos dos documentos legais com foco nas normativas para o trabalho pedagógico, oficinas pedagógicas de leitura e escrita, alinhamento dos objetivos da aprendizagem, reflexão de trabalhos matemáticos na primeira infância, e o conhecimento da matemática no cotidiano do ensino fundamental.
“A formação continuada teve como objetivo proporcionar aos pedagogos da rede municipal de ensino a construção e o aperfeiçoamento dos saberes necessários à prática cotidiana, contribuindo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, refletindo de modo coletivo o papel do pedagogo no contexto escolar, fortalecendo os saberes para atuarem como articuladores nas relações educativas individuais e sociais, além de sistematizar uma reflexão contínua para que os profissionais estabeleçam a comunicação direta com os professores que atuam nas salas de aula”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.