Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas vão às ruas e à internet para fazer compras de fim de ano. Para garantir uma compra segura, o Procon de Cachoeiro dá 10 dicas que podem ser conferidas ao final da matéria. Elas reúnem informações importantes para ajudar a quem quer fazer as melhores escolhas.
A primeira delas é evitar compras por impulso porque elas podem fazer o consumidor sair do seu planejamento e ficar endividado em uma época que antecede despesas extras, como material escolar, IPTU, matrículas, IPVA e férias escolares.
O ideal é pesquisar e fazer os cálculos antes, evitando correria, preços altos e gastos desnecessários. Na hora de passar no caixa, opte pelas compras à vista e peça descontos, sempre que possível. Caso comprar a prazo seja a única opção, fique atento aos juros e número de parcelas.
Por fim, o Procon orienta a só comprar em locais que forneça nota fiscal e, na entrega do produto ou serviço, só assine o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Em caso de irregularidades, faça com que sejam relacionadas na nota para justificar o não recebimento.
Quer saber mais sobre os cuidados na hora das compras? Confira as dicas!
1 – Pesquise preços: use encartes, propagandas e internet para pesquisar preços e qualidade.
2 – Evite compras de última hora e evite surpresas;
3 – Fique atento aos preços e formas de pagamento: Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e a prazo, além da taxa de juros, o valor de cada parcela e o número de prestações. O valor reduzido das parcelas em relação ao preço à vista pode passar uma sensação de ótimo negócio para quem financia no cartão ou no boleto. Porém, é preciso lembrar que, no longo prazo, é mais difícil prever como estarão as finanças pessoais e a capacidade de arcar com as dívidas.
4 – Exija o preço mais baixo em caso de diferença entre o anunciado e o cobrado, pois toda informação ou publicidade deve ser cumprida pelo fornecedor, inclusive o preço de prateleira, que é considerado parte integrante do contrato. Se a propaganda da empresa mostra que ela cobre o preço da concorrência, é necessário que seja praticado o valor mais baixo em caso de diferença nos preços apresentados pela loja.
6 – Veja a política de trocas da loja física, pois elas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. É preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.
7 – Exija a nota fiscal para exercer seus direitos: Lojas estabelecidas no mercado formal são obrigadas a emitir nota fiscal para que os consumidores possam trocar peças e exercer outros direitos.
8 – Veja se o brinquedo é compatível com a criança: considere a preferência, idade e limitações, além da qualidade e segurança do produto. A loja deve manter uma amostra de cada brinquedo para que o consumidor possa examinar e testar antes de levar para casa.
9 – Atente-se aos produtos em promoção: podem estar danificados ou apresentar pequenos defeitos, especialmente mercadorias de mostruário. Solicite que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou na nota fiscal e faça constar as possíveis condições para troca.
10 – Compras na internet: A atenção deve ser redobrada quando a compra é realizada por meio de plataformas digitais, em redes sociais ou sites eletrônicos. Os consumidores devem estar atentos à autenticidade desses sites, pois é comum que páginas falsas sejam criadas nessa época para atrair consumidores, estabelecendo ou ofertando promoções desproporcionais, fora do preço médio de mercado.