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Procon de Cachoeiro orienta: atenção aos descontos indevidos na conta bancária

Órgão alerta para a realidade de descontos indevidos em contas bancárias
Foto: Reprodução/Web

Muitas pessoas, especialmente as aposentadas, estão enfrentando a preocupante realidade de descontos indevidos em suas contas bancárias. Neste ano, o Procon de Cachoeiro fez mais de 1 mil atendimentos a consumidores que reclamavam sobre a prática, que pode passar despercebida aos menos atentos.

Segundo o órgão, esses descontos são deduções que aparecem nas contas bancárias, sem que seus donos tenham permitido ou contratado. Muitas delas são feitas por falsas associações, de forma indevida, que não conseguem comprovar a contratação de serviços.

Mas, a coordenadora do Procon, Ivone Pícoli, conta que os consumidores que se sentirem lesados pela prática podem e devem entrar em contato com o banco, solicitando a devolução dos valores. Caso os estabelecimentos se neguem a ajudar, uma alternativa é juntar os documentos que comprovem a ação, bem como os pessoais e levá-los ao órgão de defesa do consumidor municipal.

“Descontos indevidos geram devolução em dobro do valor descontado. O consumidor não deve hesitar em buscar ajuda. Com o Procon, é possível garantir a proteção dos seus direitos. Estamos, aqui, para apoiar e oferecer orientações, garantindo proteção aos consumidores mais vulneráveis” menciona a coordenadora, que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Para ajudar a quem ainda tem dúvidas na hora de verificar se sua conta está sendo fonte de descontos indevidos, o Procon de Cachoeiro separou 10 dicas que podem ajudar. Vale ler e se proteger.

Confira as dicas:

1 – Não caia em falsas promessas de empréstimos feitas por telefone, mensagens ou e-mails. Também desconfie de erros de português nas mensagens e de pedidos do envio de selfie para prova de vida do INSS.

2 – Não compartilhe informações pessoais, como cartões bancários, senhas ou números de conta com estranhos e terceiros.

3 – Se dinheiro não solicitado for depositado em sua conta, não o movimente. Peça ao banco o cancelamento da operação e o estorno dos fundos. Aceitar o dinheiro pode ser interpretado como aceitação de um empréstimo não solicitado.

4 – Desconfie de chamadas de pessoas fingindo ser parentes ou representantes do banco pedindo transferências de dinheiro, ou informações pessoais. Não compartilhe seu endereço e não aceite visitas não programadas.

5 – Esteja atento a empréstimos consignados com assinaturas falsificadas ou contratos eletrônicos fraudulentos solicitando selfies e documentos. Verifique cuidadosamente qualquer documentação antes de concordar com transações financeiras.

6 – Não pague boletos de contas que você não fez e evite fornecer informações para transferências via PIX não solicitadas. Golpistas podem enviar boletos falsos para quitar empréstimos não contraídos, deixando a vítima endividada.

7 – Não entregue seu cartão a supostos motoboys que se identifiquem como funcionários do banco e, em casos de sequestro virtual, confirme a segurança dos seus familiares antes de tomar qualquer medida.

8 – Fique atento a ofertas suspeitas: cautela ao receber ofertas de créditos ou revisões de aposentadoria por telefone, ou carta. Golpistas podem exigir pagamentos adiantados sem oferecer o serviço prometido.

9 – Cuidado com golpes no caixa eletrônico: não aceite ajuda de estranhos no caixa eletrônico para evitar que sua senha seja capturada ou seu cartão seja trocado.

10 – Denuncie: em caso de suspeita de fraude, denuncie imediatamente às autoridades e aos órgãos de defesa do consumidor.