Festa de Cachoeiro: Cachoeirense Ausente Nº1 é homenageado em solenidades

Écio Barbosa Fraga recebeu a chave da cidade em evento realizado na praça Jerônimo Monteiro
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, nesta segunda-feira (24), as homenagens ao Cachoeirense Ausente N° 1 de 2024, o médico Écio Barbosa Fraga, dentro da programação da festa da cidade.

Morador de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o homenageado foi recebido no trevo da Itapemirim por amigos, familiares e autoridades, ao som da tradicional banda 26 de Julho. Em seguida, as homenagens tiveram continuidade com a Recepção Solene do Cachoeirense Ausente e apresentação de Clara Marins, na Praça Jerônimo Monteiro, onde Écio Barbosa Fraga recebeu, do vice-prefeito Ruy Guedes, a chave da cidade.

“Como um verdadeiro bairrista que sou, nascido e criado em Cachoeiro, mantenho as amizades de longos anos, e retorno sempre a Cachoeiro normalmente a cada 2 ou 3 meses, para visitar minha mãe. Mas dessa vez, a expectativa é bem diferente das outras vezes. É a sensação de apreensão pela novidade, e, ao mesmo tempo, das lembranças. Só de ter sido lembrado para uma homenagem como essa, uma honraria desse porte, a gente fica realmente emocionado, e o maior sentimento é de gratidão. Na verdade, tentar falar de toda a emoção ainda é pouco”, expressou Écio Barbosa.

Na cerimônia, também foi homenageado o superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) Wagner Medeiros, Cachoeirense Presente Nº 1 de 2024, escolhido pela Câmara Municipal.

“A chegada do Cachoeirense Ausente marca o início da nossa querida Festa de Cachoeiro, um evento que celebra a nossa cultura, nossa história e, principalmente, as pessoas que carregam no coração o amor pela nossa terra, mesmo estando longe. É um momento de celebração e de reencontro, onde fortalecemos nossos laços e reafirmamos o amor que sentimos por Cachoeiro”, destacou o vice-prefeito, Ruy Guedes Barbosa

À noite, as homenagens ao Cachoeirense Ausente Nº1 de 2024 seguiram durante solenidade realizada no Centro Operário e de Proteção Mútua, situado na rua 25 de Março.

Com 45 votos, Écio Barbosa Fraga superou o concorrente, o professor João Bosco de Salles, sendo eleito Cachoeirense Ausente Nº 01 de 2024. Do total de 58 instituições inscritas para a votação, 52 compareceram e houve 6 abstenções. A votação foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro.

Médico Écio BarbosaFraga roi recepcionado por amigos, parentes e autoridades no Trevo da Itapemirim

Sobre o homenageado

Écio Barbosa Fraga é médico e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Iniciou a carreira em 1986 e, antes de se estabelecer em Belo Horizonte, onde vive desde a década de 1980, teve uma passagem pelo esporte cachoeirense como atleta do Estrela do Norte Futebol Clube, durante a juventude.

Título

O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962), há mais de 80 anos, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).

Programação da Festa

A Festa de Cachoeiro deste ano também terá shows de artistas nacionalmente conhecidos e de talentos regionais; rodeio; desfile cívico-escolar e muitas outras atrações. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/festa-de-cachoeiro-2024.