Secretaria de Cultura e Turismo

Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) é responsável por fomentar e preservar as manifestações culturais em Cachoeiro de Itapemirim nas suas mais diversas formas, bem como promover ações de incentivo ao turismo no município. Sua equipe atua nas zonas urbana e rural estimulando, apoiando e desenvolvendo atividades ligadas a folclore, artes cênicas, música, dança, artes plásticas, artes visuais, literatura, história e valorização patrimonial, dentre outras. A atuação da secretaria se dá, principalmente, por meio do lançamento de editais de fomento a projetos artísticos e culturais, como os da Lei Rubem Braga, e organização de eventos e projetos culturais diversos, como a Bienal Rubem Braga, o Circuito Doce Terra Onde Eu Nasci e o projeto Novos Talentos.

Compete ainda à Semcult a preservação do patrimônio histórico da cidade e a gestão de seus espaços culturais públicos, o que inclui: Casa de Cultura Roberto Carlos, Casa dos Braga, Museu Ferroviário Domingos Lage, Teatro Municipal Rubem Braga, Casa da Memória e Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, Sala de Exposições Levino Fanzeres, Centro Cultural Mestre Salatiel e Circo da Cultura (Praça de Fátima).

Fernanda Maria Merchid Martins Moreira Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Bacharel em Piano pela Escola de Música do Espírito Santo. Possui Licenciatura Curta em Ciências para o 1º Grau, pela Faculdade de Filosofia, Ciência “Madre Gertrudes de São José”. Formação Clínica em Psicoterapia Corporal - Análise Bioenergética. Pós graduada em Arte e Educação. Possui formação Musical em Fundamental em Piano, Teoria Musical, Técnico em Piano, Percepção Musical, Harmonia e Morfologia. Professora, Compositora, Regente de Coral e Maestrina. Exerceu a função de Gerente do Teatro Municipal de Cachoeiro de Itapemirim “Rubem Braga” (2014-2016). Eleita para a Academia Cachoeirense de Letras (2016). É Secretária de Cultura e Turismo, desde janeiro de 2017.

Secretaria de Cultura e Turismo

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
(28) 3155-5309 / (28) 3155-5221 semcult@cachoeiro.es.gov.br

Departamentos

Apoio logístico às agendas da secretéria e demais agendas. Responsável pelos GLPIs de solicitação de transporte e controle de almoxarifado.

Responsável: Celi Serafim Argeu
Horário de atendimento: 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5309 E-mail: celi.argeu@gmail.com

A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Porém, somente recebeu o nome “Major Walter dos Santos Paiva” em 26 de julho de 1965, em homenagem ao militar que doou várias obras para o acervo com o objetivo de incentivar a educação e a cultura.
Atualmente instalada na Casa da Memória, imóvel construído em 1920, a biblioteca reúne vários títulos, entre obras literárias e enciclopédias, coleções, livros didáticos, revistas e periódicos que compõem o setor de pesquisa.

Responsável: Marcela Amista Gomes Magalhães
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, 9h às 15h Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 118 - Centro. CEP: 29300-100 Telefone: (28) 3155-5272 E-mail: bibliotecapublicamwsp@gmail.com

A casa onde o cantor e compositor Roberto Carlos Braga passou seus primeiros anos de vida apresenta a arquitetura original e uma parte da história do maior artista da Música Popular Brasileira. Atualmente, a Casa de Cultura Roberto Carlos expõe um acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor, recebendo, anualmente, milhares de fãs, curiosos e admiradores do Brasil e do mundo. O espaço também é utilizado para eventos culturais e oficinas de música.

Responsável: Giseli Machado Conceição
Horário de atendimento: de Terça à Sábado de 09h às 18h. Segunda e domingo com agendamento Endereço: Rua João de Deus Madureira, s/n, Bairro Recanto Telefone: (28) 3155-5257 E-mail: casadeculturarobertocarlos@cachoeiro.es.gov.br / semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

Conhecido como “Casa do Capoeira”, o Centro Cultural Mestre Salatiel tem como missão difundir e preservar a memória imaterial da cultura popular e do folclore em Cachoeiro. O foco principal das ações é a capoeira, mistura de arte marcial, esporte, manifestação popular e música desenvolvida por descendentes de escravos africanos no Brasil.

Responsável: Ivanelia Morais Lins
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h Endereço: Rua Reinaldo Machado, s/n - Recanto. CEP: 29303-011 Telefone: (28) 3155-5334 E-mail: semcult.casadocapoeiramestresalatiel@cachoeiro.es.gov.br
/ ivanelia.lins@cachoeiro.es.gov.br

O Espaço Cultural Casa dos Braga ocupa a antiga residência da família Braga, à Rua 25 de Março, n°162, em Cachoeiro. O imóvel é de propriedade da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e protegido por tombamento municipal. Entre 1913 a 1958, foi a casa onde viveram e cresceram os sete filhos de Rachel Coelho Braga e Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade.

Coordenadora: Raquel Gariolli da Silva
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h Endereço: Rua 25 de Março, nº 166 - Centro Telefone: (28) 3155-5258 E-mail: casadosbraga.cachoeiro@gmail.com / quelgariolli@gmail.com

Localizado na Praça de Fátima, o Circo da Cultura oferece oficinas culturais e atividades de entretenimento diversas, como aulas de capoeira. Destaca-se também o projeto Domingo na Praça, uma opção de entretenimento para as famílias cachoeirenses aos fins de semana, que tem como atrações apresentações culturais e resgate de brincadeiras tradicionais.

Responsável: Paulo César de Oliveira Chagas
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h Endereço: Praça de Fátima
Avenida Beira Rio, 1 - Guandú. CEP: 29300-300
Telefone: (28) 3155-5334 E-mail: semcult.circodacultura@cachoeiro.es.gov.br / ivanelia.lins@cachoeiro.es.gov.br

Localizado no Centro da cidade, na antiga Estação Ferroviária, o Museu Ferroviário Domingos Lage mantém as características originais da construção de 1903. O Armazém 1 abriga um pequeno acervo das atividades ferroviárias do município, com registros fotográficos, documentos, móveis e objetos, tendo como atração principal um torno de fabricação inglesa datado de 1930. O 2º andar é dedicado a exposições temáticas, principalmente de escolas e aulas de dança.

Responsável: Danilo Busato Monjardim
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h Endereço: Estação Ferroviária
Rua Coronel Francisco Braga, 71 - Guandú. CEP: 29300-220
Telefone: (28) 3155-5258 | (28) 3155-5698 E-mail: danilo.semcult@gmail.com / museudomingoslage@gmail.com

A Pracinha da Cultura, programa do extinto Ministério da Cultura (MinC) que atualmente está sob os cuidados do MTUR, em parceria com órgãos federais e estaduais, é um espaço de promoção de atividades físicas, ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, qualificação profissional, inclusão digital e prevenção da violência.

Responsável: Edison Valentim Fassarella
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, 09h às 15h. Endereço: localizado entre os logradouros Rua Apóstolo Mateus, Avenida Ruy Pinto Bandeira, Rua Apóstolo Matias e Raul Gelson Dias dos Santos, no Bairro Ruy Pinto Bandeira Telefone: (28) 3526-8732 E-mail: semcult@cachoeiro.es.gov.br

A Sala de Exposições Levino Fanzeres está localizada na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, funcionando como um espaço para ações culturais e artísticas dinâmicas que contribuem para a circulação de novas obras artísticas em Cachoeiro. Inaugurada em 2005, a galeria foi batizada com o nome de um pintor, desenhista, gravador e decorador de grande importância na cultura brasileira nascido em Cachoeiro em 1884.

Responsável: Cleiverson Gonçalves Pinheiro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira,09h às 15h Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 118 - Centro. CEP: 29300-100 Telefone: (28) 3155-5272 E-mail: salalevinofanzeres@gmail.com

É o principal espaço para a realização de peças teatrais e apresentações artísticas em Cachoeiro. Encontra-se atualmente desativado, em processo para reforma.

Responsável: Fellippe Silva Bandeira
Horário de atendimento: temporariamente fechado Endereço: Rua Joaquim Vieira, 237 - Guandú. CEP: 29300-784 Telefone: (28) 3155-5691 E-mail: teatromrubembraga@gmail.com

A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Porém, somente recebeu o nome “Major Walter dos Santos Paiva” em 26 de julho de 1965, em homenagem ao militar que doou várias obras para o acervo com o
objetivo de incentivar a educação e a cultura.

Atualmente instalada na Casa da Memória, imóvel construído em 1920, a
biblioteca reúne vários títulos, entre obras literárias e enciclopédias, coleções, livros didáticos, revistas e periódicos que compõem o setor de pesquisa.

Responsável: Marcela Amista Gomes Magalhães
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, 9h às 15h Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 118 - Centro. CEP: 29300-100 Telefone: (28) 3155-5272 E-mail: bibliotecapublicamwsp@gmail.com

Descrição: A coordenação de Turismo Rural e Fomento econômico tem como objetivo desenvolver e fomentar, estudos, pesquisas e ações necessárias para promoção do desenvolvimento do turismo rural e agroturismo no Município.

Responsável: Adriana Gonçalves Pinheiro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5342 E-mail: semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

Responsável por reservar, conservar e abrigar fotos, objetos, documentos e afins, relacionados com a história da cultura de nosso município e região, produzidos pelo Poder Público, recebidos através de doações, comodatos ou empréstimos de terceiros com finalidade de visitação, consultas ou pesquisas.

Responsável: Lucimar Barros Costa
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 12 as 18 horas Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5246 E-mail: arquivopmdecultura@gmail.com

Centraliza as atividades administrativas relacionadas aos lançamentos de registro de ponto eletrônico, solicitação de material ao almoxarifado, correspondência oficial e financeiro.

Responsável: Neuma Carina De Souza Nascimento Soares
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-9335 E-mail: semcult@cachoeiro.es.gov.br

Responsável pela criação, produção, realização de resultados da programação cultural. Elaborar juntamente com os coordenadores programação cultural mensal/semestral/anual nas áreas de cinema, teatro, artes visuais, debates de ideias, etc.

Responsável: Crislaine da Silva Brun Borges
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: 28 3155-5331 E-mail: semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

É responsável por planejar o evento do início ao fim de acordo com as solicitações, público-alvo e objetivos, além de dar sugestões para garantir o sucesso do evento.
Atender e assessorar os Mestres da Cultura Popular e seus fazeres, declarados Patrimônios Imateriais Vivos do Município, promovendo ações voltadas à Salvaguarda dos Folguedos e tradições.

Responsável: Ivanélia Mores Lins
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5334 E-mail: ivanelia.lins@cachoeiro.es.gov.br

Responsável pela triagem de demandas relacionadas a manutenção e zelo dos centros culturais, bem como, pela fiscalização de montagens e execução das estruturas dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e demais tramitações processuais correlatadas.

Responsável: Fabiano Freitas Silva
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5342 E-mail: semcult@cachoeiro.es.gov.br / fabiano.silva@cachoeiro.es.gov.br

Responsável pela promoção da organização, do desenvolvimento do setor turístico e desenvolvimento do Turismo de Negócios no Município.

Responsável: Rayssa de Castro Lopes
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Endereço: Avenida Beira Rio, 221 - Guandu. CEP: 29300-765

Telefone: (28) 3155-5342 E-mail: semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

Responsável por promover o incentivo pedagógico, no município, promoção de atividades voltadas para o turismo, objetivando a melhoria do atendimento à população.

Responsável: Cleide Prado da Silva
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5342 E-mail: semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

Responsável pelo desenvolvimento e implementação de políticas públicas e fomento através de legislação de incentivo – Lei Rubem Braga, Lei Mestre João Inácio, Fundo Municipal de Cultura.

Responsável: Fernanda da Silva Brito
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28) 3155-5331 E-mail: semcult.sublif@cachoeiro.es.gov.br

Dar suporte administrativo de projetos e artísticos aos demais departamentos da secretaria e orientar as atividades artísticas e culturais do município.

Responsável: José Mário Ferreira do Carmo
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (horário provisório, estabelecido pelo decreto 29.514/2020) Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: 28 3155-5331 E-mail: jose.carmo@cachoeiro.es.gov.br

Abriga o Centro de Informações Turísticas.

Subsecretária de Turismo: Maria Isabel Bremide Soares
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (horário provisório, estabelecido pelo decreto 29.514/2020)
Endereço: Terceiro piso do Restaurante Rivers Grill
Avenida Beira Rio, 221 - Guandú. CEP: 29300-765
Telefone: (28)3155-5342 E-mail: semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br