logo

Secretaria Municipal de Cultura

Teatro Rubem Braga


HISTÓRICO DO TMRB

No dia 28 de abril de 2000, Cachoeiro de Itapemirim recebeu um importante espaço de espetáculos culturais que foi o Teatro Municipal Rubem Braga. Aqui, a comunidade cachoeirense tem a oportunidade de difundir manifestações, estimular a criatividade e as expressões populares e artísticas em um processo de integração, cooperação e intercâmbio cultural, gerando novos fenômenos e realidades.

O teatro recebeu o nome do maior cronista brasileiro, o cachoeirense  Rubem Braga, que se tornou um símbolo importante das artes contemporâneas desenvolvidas na atualidade. A inauguração contou com a apresentação dos grupos de teatro cachoeirenses “Se der Jeito a Gente Faz” e “Grupo Ela de Teatro” e desde a sua inauguração, vem trazendo para a população atrações locais, estaduais, nacionais e internacionais.  

E no mesmo ano em que foi inaugurado, estiveram presentes com espetáculos de circulação nacional os atores Jorge Dória com “O Avarento” e Lady Francisco com “Os Dálmatas”. Desde então, o Teatro Municipal Rubem Braga recebeu grandes atrações com artistas de reconhecimento e com destaque, no ano de 2009, a peça teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja” com André Gonçalves e Freddy Ribeiro., no ano de 2010 a peça teatral “Dona Flor e seus dois Maridos com Marcelo Farias e Fernanda Paes Leme

Não apenas na área de teatro, mas também espetáculos musicais se apresentaram no Teatro Municipal artistas como: Ana Carolina e Joana, além da concertista internacional, filha de Cachoeiro, Miriam Ramos e os músicos da Universidade de Oklahoma – USA com um conserto de Jazz.

O Teatro Municipal Rubem Braga é referência, na cidade, para apresentações culturais produzidas em Cachoeiro, no Estado, no país e até fora dele. Além de apresentações com bilheteria, o Teatro Municipal Rubem Braga em parceria com a iniciativa privada, vem ao longo desses 10 anos desenvolvendo projetos como: “Escola Vai ao Teatro”, “Terça Sinfônica”, “Pegou Fogo no Teatro”, despertado assim o interesse da população cachoeirense pelas artes cênicas.

O Teatro Municipal Rubem Braga localiza-se no centro da cidade, na Avenida Beira Rio, lugar de fácil acesso para todo o cachoeirense. É um espaço público mantido pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e vinculado à Secretaria Municipal de Arte e Cultura, possui 292 cadeiras numeradas, palco italiano, dois camarins, sistema de iluminação, sistema de sonorização, sistema de refrigeração, foyer e bilheteria.

E destina-se a eventos amadores e profissionais nas áreas de teatro, dança, música e audiovisual, podendo o foyer ser utilizado, eventualmente, para exposições de artes plásticas.

SOLICITAÇÃO DE PAUTA

Para solicitação do espaço, o interessado, pessoa física ou jurídica, deve apresentar a administração do Teatro uma Ficha de Inscrição preenchida, disponível no teatro ou na SEMCULT, juntamente com cópias do Contrato Social e do cartão de inscrição no CNPJ, cópias do RG e de inscrição no CPF do seu representante em caso de pessoa jurídica ou cópias do RG e do CPF em caso de pessoa física.

O interessado deverá ainda, apresentar o Projeto contendo dados do responsável, promotor e/ou produtor do evento, currículo resumido do grupo, companhia ou do(s) integrante(s) do elenco, caso este(s) não faça(m) parte de companhia ou grupo, ficha técnica, declaração de que o espetáculo respeita os direitos humanos e a legislação em vigor, detalhes da concepção e montagem do evento, portfólio de trabalhos anteriores, registro audiovisual de apresentação ou ensaio geral do espetáculo, caso haja; e previsão da forma de divulgação do evento.

Para entrega do material, o interessado poderá leva-lo pessoalmente ao Teatro Municipal Rubem Braga, enviar pela internet para teatromrubembraga@gmail.com ou pelos Correios para Pauta de Espetáculos – TEATRO MUNICIPAL RUBEM BRAGA, Av. Beira Rio, s/n, Bairro Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, ES, CEP 29.300-300. O Teatro Municipal Rubem Braga, pretende com isso ter maiores informações não apenas para sua organização, mas também na distribuição para os meios de comunicação locais.

 

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Clique aqui para acessar o modelo de projeto

CULTURA


Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237