É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo
Documento sem título

Vem Reciclar!





O que é o projeto Vem Reciclar? 
Tem como principal objetivo fomentar a implantação da coleta seletiva em Cachoeiro de Itapemirim – ES, por meio da Associação de Catadores e incentivo a demais empreendimentos de coleta e triagem de materiais recicláveis. Além de ser um projeto ambiental, também tem caráter social, pois os resíduos sólidos recolhidos são destinados à ASCOMIRIM, onde passam por processo de triagem e fardamento pelos catadores, são vendidos para empresas de reciclagem, sendo que o lucro é dividido entre os associados, de acordo com as horas trabalhadas. A ASCOMIRIM (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Cachoeiro de Itapemirim), fica localizada na Rodovia Governador Lacerda de Aguiar, Km 15, s/n, bairro Coronel Borges, Cachoeiro de Itapemirim. Possuem CNPJ e registro em cartório. 

Quais os tipos de resíduos posso separar? De que forma separar?
Embalagens em geral, tais como a de detergente, de amaciante, de shampoo, de garrafa de água, caixas de leite e de suco. Plásticos, tais como cadeiras plásticas e plástico bolha. Papéis, papelão, jornais, revistas e panfletos, cadernos, envelopes. Recipientes de vidro. Garrafas PET. Latas de refrigerantes e ferro velho. Esses são os resíduos sólidos, que podem ser reciclados ou reaproveitados, conhecidos como lixo seco.

Quais os tipos de resíduos que NÃO posso separar? 
Restos de alimentos, cascas de frutas, fitas adesivas, resíduos de jardinagem, papel higiênico e fraldas descartáveis, pratos e copos descartáveis, pó de café, embalagens de marmitex, guardanapos. Esses são os resíduos chamados de lixo úmido.

E as pilhas e baterias? E os pneus? E as lâmpadas? E os produtos eletrônicos? 
A Lei 12.305/2010, obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturar e implementar sistemas delogística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Portanto, esses materiais devem ser devolvidos nos locais onde foram comprados. 

Em que locais entrego os materiais recicláveis? O que é PEV? O que é bag? No meu bairro tem coleta seletiva? 
Os materiais recicláveis (lixo seco), podem ser depositados nos bags das escolas e instituições, no PEV ou na porta da sua casa, em dia e horário específico. Caso o seu bairro já seja contemplado com a coleta seletiva do tipo “Porta a Porta”, basta colocar em sacolas plásticas os materiais recicláveis (lixo seco), no dia e horário especifico, que o caminhão da coleta fará o percurso recolhendo os materiais. O PEV (Ponto de Entrega Voluntária) é uma estrutura desenvolvida para o armazenamento temporário dos resíduos sólidos, para a coleta seletiva. Se não tiver acesso a nenhum desses serviços, os materiais recicláveis poderão ainda, ser depositados na escola mais próxima, onde existe um rack porta big bag, para a destinação dos resíduos, os quais também serão coletados pelo caminhão da coleta seletiva.
Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237