É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Vigilância Sanitária divulga classificação dos açougues

Publicada em 31 de julho de 2017

A maioria dos estabelecimentos inspecionados alcançou quatro ou cinco estrelasA maioria dos estabelecimentos inspecionados alcançou quatro ou cinco estrelas

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim acaba de divulgar nova classificação de açougues do município. Dos 81 estabelecimentos avaliados pela equipe de fiscalização do órgão municipal entre maio e junho deste ano, a maior parte obteve quatro ou cinco estrelas, as melhores pontuações conferidas no sistema adotado.

A lista com a avaliação de todos os açougues inspecionados pode ser conferida no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br, no banner Classificação de Estabelecimentos).

Segundo o coordenador de Fiscalização Sanitária, Denclair Escobar de Almeida Junior, os resultados melhoraram em relação ao ano passado e já são frutos do trabalho de capacitação e orientação que a Vigilância Sanitária começou a fazer neste ano.

Em maio, o órgão convidou todos os açougues do município a enviarem dois funcionários a um curso sobre legislação e boas práticas, com o objetivo de explicar as normas básicas para um atendimento de qualidade na área. “Quem participou conseguiu notar que melhorou seu desempenho. Tem sido uma ação muito proveitosa”, avalia Denclair.

De olho nos detalhes

Nas inspeções, a equipe de fiscalização atenta para detalhes que, para olhos leigos, muitas vezes passam despercebidos, mas que podem significar riscos para o consumidor. Durante a visita, é checada uma série de itens, que perfazem as regras de higiene, documentação indispensável ao funcionamento, acondicionamento de alimentos e de resíduos, prazos de validade e origem da carne.

Os estabelecimentos recebem pontos e são posicionados em uma escala que vai de uma a cinco estrelas. Este ano, nenhum recebeu o mínimo, mas há quem precise melhorar. O maior problema encontrado foi a falta de área própria para a desossa, que pode facilitar a contaminação da carne. Também foram registrados problemas de higiene e nas instalações.

Por questões como essas, os fiscais emitiram 26 notificações e três termos de apreensão, sendo dois de produtos vencidos e um sobre carne sem notificação de origem. Não foram identifiados problemas que justificassem interdições ou autos de infração.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237