É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Setor de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro apresenta ações na Ales

Publicada em 03 de março de 2016

Membros do conselho municipal da área participaram de reunião na Assembleia LegislativaMembros do conselho municipal da área participaram de reunião na Assembleia Legislativa

Representantes do Conselho de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro apresentaram ações desenvolvidas na área de sistemas de gerenciamento inteligente de rede de dados aplicados à gestão pública municipal e, também, as de difusão do conhecimento científico e sua aplicação, em reunião na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta semana.

Estiveram presentes, o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini; o diretor-presidente da companhia de tecnologia do município, a Dataci, Edmar Temporim; o diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Ifes – Campus Cachoeiro, Paulo José de Oliveira; e o representante das Instituições de Ensino Superior à Distância com Polo sediado no Município, Leonídio Arruda, que também é diretor da Universidade Paulista – Unip Interativa.

Um dos pontos abordados no encontro da Comissão de Ciência e Tecnologia foi a realização de termo de cooperação com a Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás) para ampliar a internet banda larga no município. As atividades promovidas pela prefeitura no segmento, em parceria com o campus local do Ifes, também foram apresentadas.

Edmar Temporim destacou a importância da parceria e o aumento da capacidade de prestação de serviços de internet. “Temos uma infraestrutura significativa que chamamos de capilaridade, que é composta por fibra óptica e sinais de rádio, e nós vamos integrar essa nossa estrutura a uma rede da Telebrás, integrando as duas fontes, assim teremos condições de fazer chegar sinais do Governo Federal a um custo muito menor, aumentando a eficiência desses sinais, o que pode motivar novos investimentos não só para Cachoeiro, mas também para toda a região”.

O subsecretário Alexandre Gasparini falou das ações desenvolvidas pelo poder público, que tem contado com o apoio da sociedade. “Além de estarmos preparados para o ponto alto que é a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia - que no ano passado, alunos de Cachoeiro obtiveram o primeiro lugar na Feira de Ciências e Engenharia, na Categoria Ensino Fundamental - e de fortalecer ainda mais essa grande referência de difusão do conhecimento que é a Praça da Ciência, estamos trabalhando em parceria com o Ifes, para que neste ano seja realizado novamente o Show da Física, o Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade, a Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura, as Semanas de Engenharia Mecânica e de Minas, visitas técnicas, entre outras atividades, em cooperação, também, com diversas instituições”.

Gasparini ainda destacou que em 2015, pela primeira vez, três projetos de Iniciação Científica Júnior envolvendo o município foram homologados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), totalizando um investimento de R$ 231.591,84. “Estamos atentos aos editais da Fapes e trabalhando em sinergia com pesquisadores, instituições de ensino superior e escolas públicas, para que, na próxima chamada, a quantidade de projetos submetidos seja bem superior e, consequentemente, tenhamos um maior número de projetos homologados”.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Sérgio Majeski, fez uma avaliação do encontro. “O avanço desse tipo de tecnologia é muito importante e contribui muito com o desenvolvimento da cidade. Esse tipo de trabalho é bem esclarecedor, pois, mostra para a população as ações que os municípios vêm realizando na área tecnológica”.  

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237