É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Seminário em Cachoeiro lança décima edição da InnovaCities

Publicada em 15 de agosto de 2017

Durante evento nesta quinta (17), cachoeirenses receberão prêmio por conquista em AngolaDurante evento nesta quinta (17), cachoeirenses receberão prêmio por conquista em Angola

Cachoeiro lança nesta quinta-feira (17) a primeira edição local da InnovaCities, evento que já passou, nas nove edições anteriores, por outras cidades capixabas, por Foz do Iguaçu (PR) e pela África. O lançamento será às 19h, durante seminário na mesma faculdade que recebe a feira no fim de outubro, o campus I da Multivix, no bairro Independência (antigo Ateneu).

No Brasil, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (Abipir) e chega ao município por meio da Dataci, empresa de tecnologia da informação da prefeitura, e demais parceiros.

Durante o lançamento, o prefeito Victor Coelho fará a entrega dos prêmios obtidos por projetos de inovação cachoeirenses na edição da mesma feira em Angola, em maio. Serão premiadas a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e a Dataci, pelo projeto Sistema de Gestão de Veicular (SGV); e a Multivix e a Escola Fraternidade e Luz, pelo projeto de e-lixo, que consiste na reciclagem de peças de computadores.

A apresentação dos trabalhos, na época, foi coordenada por Marcelo Vivacqua, presidente da Abipir e diretor de Gestão da Dataci. Os mesmos trabalhos foram levados a feiras de inovação na Europa.

“As premiações obtidas demonstram que Cachoeiro se encontra no mesmo patamar dos demais centros mundiais no que tange ao desenvolvimento de soluções para problemas tecnológicos e sociais”, comemora. “Um dos principais objetivos é divulgar o conceito de inovação aberta, que defende o permanente contato entre os atores desse ecossistema de inovação”.

Entre os demais parceiros na edição local do evento estão o Instituto Federal de Educação do Estado (Ifes), as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Educação (Seme) e a Educasat.

Feira reunirá inventores, empresas e estudantes

A InnovaCities é o único evento da América Latina chancelado desde 2013 pela Federação Internacional de Associações de Inventores (Ifia). A edição em Cachoeiro, em outubro, vai reunir inventores, empresas, estudantes e professores de todos os níveis e áreas, além de empreendedores sociais e startups.

É oportunidade para que os participantes mostrem, ali, seus projetos de ciência aplicada, invenções, tecnologias de empresas e inovações em geral. Outro objetivo é mudar a realidade dos jovens estudantes, mostrando possíveis aplicações de seus conhecimentos.

De acordo com os organizadores, seria ampliada assim a conexão entre esses participantes. Na ausência desse contato, alertam, muitos projetos de faculdade e universidades não resultam em benefícios para a sociedade, permanecendo como trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que terminam por serem arquivadas, por exemplo.

No caso específico de Cachoeiro, segundo Vivacqua, o evento proporciona a apresentação dos chamados gargalos tecnológicos por parte das empresas que compõem os Arranjos Produtivos Locais (APLs), representados pelos setores de rochas ornamentais, agronegócio, turismo e setor calçadista. “Os ofertantes de tecnologia passam, então, a ter material para desenvolver as soluções”, avalia.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237