É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Procon de Cachoeiro multa agências bancárias

Publicada em 13 de outubro de 2015

Órgão fiscaliza funcionamento de terminais de autoatendimento durante a greve dos bancáriosÓrgão fiscaliza funcionamento de terminais de autoatendimento durante a greve dos bancários

O Procon de Cachoeiro intensificou a fiscalização em bancos do município. O objetivo é verificar se os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente durante a greve dos bancários. Duas agências já foram multadas por restringirem a realização de depósitos nos terminais.

“Mesmo havendo movimento grevista, as instituições financeiras devem  manter o autoatendimento operando com todas as suas funções e, também, orientar os consumidores quanto a meios alternativos de pagamento de contas. O consumidor não pode ser prejudicado”, explica o coordenador do órgão municipal de defesa do consumidor, Rogério Athayde.

Ainda assim, ele ressalta que, no período de greve, é possível evitar cobranças e multas por atraso em contas buscando canais alternativos, como as casas lotéricas, os correspondentes bancários, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, deve recorrer ao Procon.

Outra orientação do órgão é pagar mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento. “Ao entrar em contato com a empresa, é importante anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento”, recomenda o coordenador.

Como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. “Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa. Mas é interessante manter alguma prova dessas tentativas, como, por exemplo, uma foto ou gravação que mostre que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova as notícias publicadas pela imprensa. Em hipótese nenhuma esse consumidor pode ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito”, lembra Athayde.

O Procon de Cachoeiro pode ser acionado das 7h às 17h, pelos telefones 3155-5262 ou 3155-5276. Já o atendimento presencial, na sede do órgão, é realizado das 7h às 13h. O endereço é: avenida Monte Castelo, nº 28, bairro Independência.  

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237