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Novos serviços e investimentos em infraestrutura na saúde pública de Cachoeiro

Publicada em 05 de dezembro de 2018

Inédito no município, o serviço de moto fumacê reforça o combate a mosquitosInédito no município, o serviço de moto fumacê reforça o combate a mosquitos

O ano de 2018 foi de novidades na saúde pública de Cachoeiro, com a implantação do agendamento online de serviços da rede básica e o início da operação do moto fumacê, para reforço no combate a mosquitos. Investimentos em infraestrutura no setor também marcaram o período.

Desde abril é possível marcar pela internet um horário para ser atendido em dez unidades básicas de saúde do município. Estão disponíveis pelo sistema os serviços de vacinação, consulta avaliativa de enfermagem para ingresso no programa de controle do tabagismo, puericultura (saúde da criança) e exames preventivos (saúde da mulher).

As unidades que integram o sistema são as dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

Cerca de 8 mil agendamentos já foram feitos por meio da plataforma digital. “Além de oferecer comodidade aos usuários do SUS, que não precisam ir até a unidade para fazer a marcação, essa ferramenta moderniza e melhora o gerenciamento da oferta de atendimentos na rede básica. Pretendemos ampliar o número de unidades contempladas pelo sistema”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Moto fumacê

O serviço de moto fumacê foi iniciado em setembro e já tem apresentado resultados importantes, como a redução dos índices de reclamação relacionados à presença de pernilongos e das notificações de casos de dengue e chikungunya.

O trabalho é feito com cinco motocicletas equipadas com termonebulizador para aplicação do inseticida. “Uma das vantagens desse serviço é que as motos conseguem entrar e circular em locais de difícil acesso, como becos, ampliando a eficácia do fumacê”, frisa Luciara.

Obras

Duas importantes obras para a área de saúde foram retomadas neste ano em Cachoeiro: as reformas dos centros de saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), em junho, “Bolívar de Abreu”, em julho.

Mais de 70% das obras do PPG estão concluídas. As instalações estão sendo ampliadas e adequadas aos mais novos padrões sanitários. Também são construídos uma subestação de energia, uma central de gás e um posto policial. A obra será entregue até março de 2019.

A reforma do PPG vai possibilitar a reabertura do Pronto Atendimento Mauro Miranda Madureira. “Será um ganho muito grande para os serviços de urgência e emergência em Cachoeiro. Passaremos a oferecer esses serviços em dois pronto atendimentos, que serão referências para regiões distintas da cidade. Hoje, o fluxo está concentrado na UPA localizada no bairro Marbrasa”, frisa a secretária municipal de Saúde.

Já o “Bolívar de Abreu” vai ganhar pintura geral, novos forros e vidros, reparos nas janelas e nas instalações hidrossanitárias, substituição da cobertura, adaptação dos banheiros para uso por pessoas com deficiência e instalação de elevador com acessibilidade. A previsão para conclusão da reforma é o fim do primeiro semestre de 2019.

Em fevereiro, a prefeitura entregou a nova unidade básica de saúde (UBS) do bairro Coramara, que é referência para mais de 5.500 moradores da região. A obra foi concluída com recursos próprios. Os moradores do Nossa Senhora Aparecida também passaram a contar com uma estrutura melhor para atendimento, com a mudança da UBS do bairro para um imóvel mais amplo.

PAI 24 horas e ônibus da Saúde completam um ano

Dois serviços da Secretaria Municipal de Saúde completaram um ano em 2018, com bons resultados para a assistência oferecida ao público infantil e a moradores de localidades rurais.

O funcionamento 24 horas do Pronto Atendimento Infantil (PAI) “Dr. Gilson Carone” beneficia as crianças de até 12 anos que precisam de atenção médica de urgência e emergência, mesmo de madrugada. A prefeitura ampliou investimentos no serviço para tornar o atendimento ininterrupto. Antes de novembro de 2017, a unidade funcionava das 7h às 22h.

Nesse primeiro ano de funcionamento 24 horas, a média mensal é de 5 mil atendimentos no PAI, que é muito bem avaliado pelos usuários. “Uma pesquisa de satisfação feita em agosto mostra que dos 341 pais que participaram da enquete, 95% avaliaram o serviço dos médicos como “ótimo”, “muito bom” ou “bom”. Além disso, 98,8% dos entrevistados aprovaram o atendimento de enfermagem. A estrutura oferecida também recebeu nota alta”, salienta Luciara Botelho.

Já com o projeto Cachoeiro Mais Saúde, também iniciado em novembro de 2017, a prefeitura leva atendimento médico e de enfermagem às comunidades mais distantes das unidades básicas, com suporte de um ônibus equipado com consultórios. No primeiro do projeto, foram realizados mais de 2 mil atendimentos, que se concentraram nas comunidades de São João da Lancha, Tijuca, Grota Fria e São Joaquim.

 

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